Mais de R$ 5 milhões são gastos no plano de manutenção das escolas


Em 2011, foram realizadas 54 obras, que beneficiaram 46 unidades da rede estadual local. O sistema foi criado para agilizar o processo necessário à execução de obras de reparo nos prédios escolares da rede estadual. Na região de Franca, foram investidos R$ 5 milhões, destinados a 54 obras, que beneficiaram 46 unidades da rede estadual locais.
Devido à agilidade obtida com o sistema houve significativo aumento no número de reformas e manutenção nas escolas estaduais. O volume de recursos investidos na manutenção dos prédios escolares foi o maior dos últimos 20 anos.
Para dinamizar o processo, a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão da Secretaria de Educação responsável pela execução das obras, elaborou, por meio de concorrência pública, uma Ata de Registro de Preço (ARP) de serviços de manutenção, conservação, reforma, na qual foram relacionados aproximadamente 1,8 mil tipos de intervenções que podem ser realizadas nas escolas da rede estadual sem a necessidade de processo licitatório.
Assim, toda vez que é preciso fazer algum tipo de manutenção corretiva ou preventiva no prédio escolar, a própria unidade ou a diretoria de ensino aciona diretamente o sistema pela Central de Atendimento da FDE.
O plano também prevê visitas periódicas em todas as unidades da rede para verificar as condições de telhados, instalações hidráulicas e elétricas, muros, pisos, revestimentos, esquadrias, janelas e vidros, e assim identifica com antecedência a necessidade de reparos.
Para atender problemas emergenciais, cada uma das 91 diretorias de ensino da rede dispõe de uma unidade móvel de conservação, provida pela empresa vencedora da concorrência pública, que pode ser acionada por meio do setor de planejamento das unidades regionais.


13/02/2012

Fonte: Diário da Franca

 

Curso Licitações

05/03/2026

Prefeitura abre licitação para obra em galeria no Jardim Imperial

A Prefeitura de São José dos Campos abriu a

05/03/2026

CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro

Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...

03/03/2026

Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'

A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita