Mais de 2 mil municípios adotaram sistema de pregão eletrônico


O novo Comprasnet, portal de compras públicas do governo federal, está disseminado como ferramenta preferencial de licitações em mais de 2,1 mil municípios do país. Como destacou o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert, ao abrir nesta segunda, 7/12, o 5x5 TecSummit, esse movimento facilita e barateia o processo pelo lado das prefeituras, mas também abre terreno para novos fornecedores.

“Hoje já temos mais de 2 mil municípios cadastrados utilizando o Comprasnet em suas licitações. É uma grande revolução, porque agora que o pregão eletrônico está de fato chegando ao município e isso cria uma série de barreiras e custos de transação para que fornecedores de todo o país, e até mesmo de fora, possam disputar licitações em todo o território nacional, e não apenas para o governo federal”, afirmou.

A presença das cidades no portal Comprasnet duplicou ao longo de 2020, desde que, pelo Decreto nº 10.024/19, o uso do pregão eletrônico passou a ser obrigatório para compras realizadas com recursos oriundos de transferências da União.

Segundo Heckert, o projeto do Comprasnet 4.0 vem gradativamente modernizando a ferramenta, com novos recursos e facilidades. “Reformulamos a sala de disputa do ponto de vista do fornecedor, com uma interface muito mais amigável, inclusive com aplicativo mobile, para que o fornecedor possa participar de uma licitação até pelo celular. Estamos reformulando agora a visão do pregoeiro. E vamos em 2021 lançar uma nova sala de disputa com interface mais moderna e confortável para quem opera as licitações.”


07/12/2020

Fonte: Convergência Digital

 

Curso Licitações

18/04/2026

Sebrae/AC abre licitação para serviços de manutenção

O SEBRAE/AC publicou o Aviso de Licitação referent...

17/04/2026

Joinville diz ao MP quando pretende lançar primeira licitação do transporte coletivo

A prefeitura de Joinville pretende lançar a primei...

17/04/2026

Antônio João divulga licitação para obra de Escola de Tempo Integral

A Prefeitura de Antônio João divulgou a licitação ...

17/04/2026

Casas do bairro Satélite serão regularizadas; licitação é publicada

A Prefeitura de Teresina publicou aviso de licitaç...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita