O prefeito Afonso Macchione Neto (PSB) pretende realizar três grandes licitações em 2018. Duas delas devem ser realizadas na área de saúde envolvendo a gestão das unidades básicas de saúde e também da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A terceira licitação seria para contratação de nova concessionária do transporte coletivo urbano já que o contrato atual deve vencer no próximo ano.
Desde a semana passada, a rede de unidades básicas de saúde é gerida por contrato emergencial depois que o Governo decidiu não homologar o resultado de chamada pública iniciada ainda no primeiro semestre de 2017. A justificativa do prefeito é de que os valores atingidos na licitação não seriam suportados pela Administração. Macchione adianta, entretanto, que deve manter o formato de contratos com Organizações Sociais de Saúde (OSs).
“Hoje é uma necessidade, todas as cidades estão usando as organizações sociais, porque os salários dos médicos que são estatutários são muito aquém dos valores do mercado. Toda vez que abre uma contratação não aparecem interessados. Não se pode aumentar o salário de uma categoria, se aumentar o salário dos médicos tem que aumentar o salário de todos os funcionários e a Prefeitura não tem dinheiro para tanto. Então hoje é uma necessidade a cogestão”, explicou em entrevista ao Jornal O Regional.
Questionado sobre os recorrentes problemas de transição de gestoras da rede de saúde e se não seria possível reduzir os custos dos contratos, mais de R$ 40 milhões por ano quando considerados os contratos de 2017, o prefeito afirmou que é o que pretende.
“É isso que nós queremos. Por isso que estamos montando novas licitações. Abrimos agora uma contratação emergencial, mas já estamos com os editais montados. No comecinho de janeiro nós já estamos colocando um processo licitatório na praça para que reformulemos a forma de gestão”, afirmou.
Com relação ao transporte coletivo, o chefe do Poder Executivo não estipulou prazos para a abertura do novo processo de contratação. Ele afirmou, entretanto, que esperar melhorar a qualidade do serviço com a nova contratação. A empresa que atualmente presta o serviço também foi contratada por Macchione nas gestões anteriores.
23/12/2017
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...