A cidade de Macaé, no interior do Rio, divulgou uma economia de cerca de R$ 79 milhões em licitações nos últimos três anos. Segundo a prefeitura, desde 2013, 482 processos foram realizados e a modalidade de pregão presencial gerou maior redução de custos, com 417 aquisições, o que representou R$ 58 milhões de economia aos cofres.
De acordo com o município, o Portal da Transparência aumentou o acesso aos editais de licitações e ganhou destaque no ranking nacional do Ministério Público em 2015.
Ainda segundo informações da prefeitura, na fase interna dos procedimentos do pregão presencial, é realizada uma cotação de, no mínimo, três empresas do ramo, para apurar o preço médio. Então, menor preço é estabelecido como valor máximo e os licitantes propõem valores ainda e menores até obter uma redução significativa de custo do produto ou serviço.
07/01/2016
14/09/2026
Curso Presencial IA na Prática para Licitações e Contratações Públicas - Porto Alegre-RS
O curso de Inteligência Artificial em Licitação e ...02/04/2026
Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC
Curso presencial foi idealizado para formar novos ...16/10/2026
Seduc abre licitação para construir dois colégios estaduais integrados em Rondonópolis
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso ...16/10/2026
Edital de licitação para construção de nova ponte entre Cotiporã e Bento Gonçalves é assinado
O edital de licitação para a construção de uma nov...