Luz no fim do túnel: Licitação prevê melhorias em escola deteriorada


Os sinais da precariedade da Escola Municipal José Henrique Teixeira, no Bairro Morumbi, zona norte de Cascavel, são visíveis por todos os lados. Nas salas de aula faltam tacos, a porta está destruída e a madeira do forro foi corroída com o passar do tempo.

A estrutura foi construída há quase 40 anos e há muito tempo aguarda alguma melhoria. Em 2015, a Engetecne Construtora de Obras abandonou a obra com apenas 13% dos serviços executados. No ano seguinte foi cogitada a retomada dos serviços, porém houve problemas no processo de licitação.

“Fizemos um protesto na rua pedindo a retomada da obra, mas isso não ocorreu. Espero que meu filho tenha um lugar adequado para estudar antes de se formar”, comenta a dona de casa Lucimara de Lima, mãe de um aluno de oito anos.

Nesta semana a Prefeitura de Cascavel abriu licitação que prevê R$ 2.768.773,902 para a reforma e a ampliação da escola. Os envelopes com as propostas serão abertos no dia 25 de julho. “Isso nos traz boas expectativas e esperamos que, desta vez, o anseio de toda a comunidade seja atendido”, diz a diretora Juciane Vargas Teixeira.

A previsão da Secretaria de Educação é de que as obras sejam iniciadas no começo de setembro, se não houver contratempos na licitação. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 270 dias contados a partir da emissão da ordem de serviço.

Estrutura
A Escola Municipal José Henrique Teixeira atende 620 alunos em três turnos. Pela manhã e à tarde há turmas do pré ao 5º ano e, à noite, do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Durante a execução das atividades, a direção da escola e a Secretaria de Educação irão organizar o remanejamento das turmas, conforme a necessidade.

Melhorias
O remanescente da obra se refere a melhorias na estrutura, no sentido de corrigir danos causados pelo tempo de uso do prédio e adequações necessárias em virtude da legislação do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária estadual. Portas, janelas, forros e pisos serão substituídos. Banheiros serão adequados à acessibilidade. Haverá ainda adequação de calçadas, reconstrução de muros, melhorias no playground, pinturas e execução de paisagismo. Há previsão ainda de construção da cobertura do pátio da escola.


23/06/2017

Fonte: Jornal Hoje

 

Curso Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita