Mantega está otimista e diz que todas as pendências serão superadas.
Uma ligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao ministro do Planejamento Guido Mantega, na tarde desta sexta, dia 2, mudou os rumos da novela da duplicação da BR-101. Atendendo a um pedido de Lula, o ministro Mantega voltou a afirmar que a duplicação do trecho Sul da rodovia – entre Palhoça (SC) e Osório (RS) – é uma prioridade do governo e garantiu que será iniciada em 2004.
– As máquinas começam a trabalhar ainda este ano – teria dito Mantega após a conversa por telefone com Lula.
A afirmação vai de encontro a informações de técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que haviam admitido, na última quinta, dia 1º, que os entraves políticos tornaram difícil o início da obra neste ano.
Mantega, inclusive, já entrou em contato com Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nesta sexta, para agilizar a assinatura do contrato, que depende de acordo para as licitações de vistoria de obras e gerenciamento ambiental. O Tribunal de Contas da União não aceita as regras do BID para estas duas licitações.
Além disso, na última quarta, dia 31, o BID afirmou que não tem contrato de financiamento para as obras de duplicação da BR-101, no trecho Palhoça a Osório, firmado com o governo federal. De acordo com o banco, existe um pedido de empréstimo, mas o contrato não poderá ser feito enquanto o Ministério dos Transportes não resolver pendências do financiamento de US$ 450 milhões na parte já duplicada da rodovia, que vai de São Paulo a Florianópolis.
O ministro é otimista e acredita que todas as pendências serão superadas e que obra começa ainda em 2004. Ele também confirmou a complementação de R$ 60 milhões no orçamento para assegurar o início dos trabalhos. Os recursos serão realocados dentro do próprio Ministério do Planejamento.
02/04/2004
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...