Lula diz que licitação do projeto do São Francisco sai em julho


BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou os projetos do governo para o desenvolvimento da região Nordeste na edição de hoje de seu programa de rádio Café com o Presidente. A expectativa é de que as ações para a região comecem nos próximos três meses.
Na lista de prioridades, segundo ele, está a integração das bacias do rio São Francisco. De acordo com o presidente, a licitação da obra sairá em julho e o investimento é de quase R$ 4 bilhões. Lula reforça que o projeto vai matar a sede de 12 milhões de famílias que vivem no semi-árido nordestino, principalmente no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba. " Uma coisa extremamente importante é que nós fizemos um decreto desapropriando dois quilômetros e meio ao longo de toda a margem do canal, nas duas margens do canal. Dá aproximadamente 350 mil hectares de terra para que a gente faça projetos de assentamentos para a agricultura familiar, para que essas pessoas possam produzir e viver dignamente " , acrescenta.
Outro projeto é a produção de biodiesel na região, óleo combustível alternativo que tem como matéria-prima a mamona, a soja, o dendê, o nabo forrageiro e outras. Lula destacou as vantagens do combustível alternativo: pode diminuir a poluição causada pelo óleo diesel, ao ser usado como aditivo, pode ser usado em carros e tratores, é renovável e permitirá reduzir a dependência do país em relação ao petróleo.
" À medida que a gente começa a produzir biodiesel e colocar um percentual no óleo diesel, como nós colocamos hoje o álcool na gasolina, o que é que vai acontecer? Nós vamos precisar importar menos petróleo, significa que nós vamos reter dinheiro aqui no Brasil e vamos poder fazer outros projetos para desenvolver o Brasil " , explicou.
No final de 2004, o governo federal permitiu a mistura de 2% do biocombustível, o que deve proporcionar uma economia anual de US$ 160 milhões com a importação de diesel, segundo o Ministério de Minas e Energia. O presidente lembrou que o biodiesel vai marcar a história do Brasil como o Proálcool (programa que incentivou a produção de álcool da cana-de açúcar, lançado na década de 70) e que o país tem condições de ser o maior produtor do combustível alternativo. Uma das metas de Lula é vender o biodiesel para outros países, como o Japão.
O presidente também citou as construções da Transnordestina, ferrovia que ligará os nove estados do Nordeste aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE), e a rodovia BR 101 Nordeste, que integrará a região e promoverá o turismo. De acordo com Lula, a licitação do projeto da rodovia deverá ocorrer em setembro, e o início das obras no mês seguinte.


27/06/2005

Fonte: Valor On Line

 

Avisos Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

19/04/2024

Prefeitura tem licitações abertas para pavimentação de estradas rurais

A Prefeitura de Londrina está com dois processos l...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita