Loral, Star One e Hispamar disputam licitação de satélites da Anatel


A Anatel recebeu hoje propostas e documentos de habilitação de três empresas interessadas na exploração de satélites brasileiros: a Hispamar (da espanhola Hispasat, com participação da Telemar), a Star One (da Embratel) e a Loral Skynet (americana).
As empresas irão disputar três licenças para a exploração de satélites, com preço mínimo de R$ 1,57 milhão cada uma, e validade de 15 anos.
As propostas das interessadas serão abertas em três sessões (uma para cada licença), sendo a primeira no próximo dia 24 de novembro.
O preço mínimo é de R$ 1,57 milhão por licença, que terá prazo de validade de 15 anos, prorrogáveis uma única vez.
De acordo com o edital de licitação, os satélites de telecomunicações deverão cobrir permanentemente todo o território brasileiro (100%), e cada empresa (mesmo quem já opera) poderá adquirir até dois novos direitos de exploração.
Além de comprovar requisitos técnicos, as empresas deverão indicar à Anatel, junto com os documentos de habilitação, datas de início e término da fabricação do satélite, lançamento e prazo para início da operação comercial, que pode ocorrer em no máximo quatro anos.
As três empresas concorrentes já operam satélites no Brasil, prestando principalmente serviços de transporte de dados para empresas de telecomunicações, TVs regionais, ensino à distância, serviços corporativos, mas a maior aposta para o mercado futuro é o serviço de acesso à internet em banda larga.


17/11/2006

Fonte: Folha Online

 

Curso Licitações

29/05/2024

Projeto da nova ponte sobre a ERS-431 avança com abertura de licitação

O tão aguardado projeto da nova ponte sobre a ERS-...

28/05/2024

Governo de MT lança licitação para restaurar 39,9 km de rodovia até região do Pantanal

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logísti...

29/05/2024

Prefeitura de Maringa republica licitação para contratar empresa para remoções de arvores

A Prefeitura de Maringá republicou, na tarde dessa...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita