A Anatel recebeu hoje propostas e documentos de habilitação de três empresas interessadas na exploração de satélites brasileiros: a Hispamar (da espanhola Hispasat, com participação da Telemar), a Star One (da Embratel) e a Loral Skynet (americana).
As empresas irão disputar três licenças para a exploração de satélites, com preço mínimo de R$ 1,57 milhão cada uma, e validade de 15 anos.
As propostas das interessadas serão abertas em três sessões (uma para cada licença), sendo a primeira no próximo dia 24 de novembro.
O preço mínimo é de R$ 1,57 milhão por licença, que terá prazo de validade de 15 anos, prorrogáveis uma única vez.
De acordo com o edital de licitação, os satélites de telecomunicações deverão cobrir permanentemente todo o território brasileiro (100%), e cada empresa (mesmo quem já opera) poderá adquirir até dois novos direitos de exploração.
Além de comprovar requisitos técnicos, as empresas deverão indicar à Anatel, junto com os documentos de habilitação, datas de início e término da fabricação do satélite, lançamento e prazo para início da operação comercial, que pode ocorrer em no máximo quatro anos.
As três empresas concorrentes já operam satélites no Brasil, prestando principalmente serviços de transporte de dados para empresas de telecomunicações, TVs regionais, ensino à distância, serviços corporativos, mas a maior aposta para o mercado futuro é o serviço de acesso à internet em banda larga.
17/11/2006
03/09/2024
Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública
O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...24/07/2024
Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC
O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...11/10/2024
Prefeitura de São João Batista lança licitação para construção de sede própria para o Caps
A Prefeitura Municipal de São João Batista lançou,...10/10/2024
Licitação para reconstrução de ponte em São João Batista fracassa novamente
O município de São João Batista anunciou na terça-...