Lisnave entra na licitação da Transpetro


Rio - O estaleiro Lisnave, de Portugal, participará da licitação dos 42 navios da Transpetro - prevista para iniciar amanhã -, por meio de um contrato de associação tecnológica com o Renave, construtor naval de Niterói (RJ). O secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, anunciou que, além do Lisnave, outros seis estaleiros estrangeiros participarão da concorrência em associação com grupos nacionais. São eles o Technitas, da França, os coreanos Daewoo - que firmará umá associação tecnológica com o Brasfels, de Angra dos Reis -, Hyundai e STX, além do Jurong, de Cingapura, e o polonês Gdynia, que cerrará fileiras com a estatal Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep).

Associações multinacionais
Além de Nuclep, Renave e Brasfels, controlado pela Kepel Fels de Cingapura, os estrangeiros participarão da licitação com os estaleiros Ilha S.A (Eisa), Sermetal, Caneco e Mauá. "Nada impede que essas associações, com o tempo, se convertam em consórcios. Com essas associações, os estaleiros do Rio terão condições de disputar todas as categorias de navios em disputa", afirmou o secretário, que deverá anunciar hoje os parceiros do Hyundai, do STX e do Technitas. "Não posso é dar os nomes hoje, porque isso ainda depende de arranjos entre essas empresas, que serão definidos nas próximas horas", completou Victer, que participou ontem, no Rio, do lançamento do livro A recuperação da indústria naval - A realização de um sonho, assinado pelo secretário estadual de Governo, do Rio, Anthony Garotinho.
Ontem, o BNDES anunciou a liberação de R$ 12,9 milhões para o estaleiro Promar, de Niterói. Solicitados ao Fundo de Marinha Mercante (FMM), que é gerenciado pelo banco, os recursos financiarão a construção de três embarcações tecnicamente conhecidas como empurradores oceânicos. Encomendados pela Norsul, os barcos demandarão US$ 10,5 milhões de investimentos somente da empresa de navegação. O dinheiro do BNDES equivale a 55,3% do valor total do projeto.


15/03/2005

Fonte: Gazeta Mercantil

 

Avisos Licitações

28/05/2024

Licitação para concessão de água e esgoto em Divinópolis será em julho

A Prefeitura de Divinópolis publicou o edital para...

28/05/2024

Lajeado Novo lança licitação milionária para material de escritório

A Prefeitura de Lajeado Novo anunciou um

27/05/2024

Prefeitura de Cascavel realiza licitação para definir empresa para serviço de combustíveis

O último contrato para o abastecimento dos 903 veí...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita