O transporte coletivo do aglomerado urbano Cuiabá-Várzea Grande será licitado até o inicio do próximo ano. O tema foi pauta da reunião do Conselho Estadual de Transportes (CET), realizado na sala de reunião da Secretaria de Estado de Infra-estrutura (Sinfra) nesta terça-feira. Por meio de votação foi definida a abertura do processo licitatório. O edital irá prever a concorrência para atuação em sete linhas troncais, saindo do terminal André Maggi em Várzea Grande, e chegando as estações de transbordo em Cuiabá.
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Ager) solicitou na reunião do Aglomerado Urbano o projeto e orçamento para a construção das estações de transbordo. "Queremos avaliar a possibilidade de parceria com o Estado na construção", disse a presidente da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Ager), Márcia Vandoni.
As concessões para atuação no percurso estão vencidas, e de acordo com Márcia, que também é vice-presidente do Conselho, não podem ser renovadas devido as alterações realizadas nas linhas desde a concepção do contrato. "As linhas mudaram. Hoje, temos outra realidade. Precisamos adequar o sistema e a maneira mais transparente de resolver, é a licitação", justificou.
De acordo com dados da Ager, a cada 100 passageiros do transporte coletivo de Várzea Grande, 70 trabalham ou estudam em Cuiabá e precisam transitar entre os municípios diariamente. São cerca de 60 mil pessoas que utilizam as linhas todos os dias.
As empresas atuantes poderão participar do processo desde que atendam as exigências do edital, tanto no que diz respeito as documentações, como na qualidade do serviço prestado. Um dos critérios é a apresentação da menor tarifa.
O secretário de estado de Infra-estrutura e presidente do conselho, Vilceu Marcheti, irá encaminhar esta semana para Ager a determinação de cumprimento da resolução do Conselho, concretizando assim o inicio dos trabalhos. "Queremos atender o interesse dos usuários, que constantemente reclamam do custo, do serviço e dos veículos utilizados nas linhas", afirmou Marcheti.
08/11/2005
21/04/2025
Prefeitura de C. Mourão agenda licitações para a aquisição de obras literárias
O Observatório Social do Brasil (OSB) – unidade de...21/04/2025
Duplicação da Rodovia Índio Tibiriçá volta a avançar após 14 anos de espera
Após 14 anos de promessas e entraves burocráticos,...21/04/2025
Seguro-garantia com cláusula de retomada já protege R$ 3,3 bilhões em obras de infraestrutura
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um total de R$ 3,3 bi...20/04/2025
Unidades regionais da Sema são reestruturadas para melhorar atendimento à população
Das nove diretorias regionais da Secretaria de Est...