A queda de braço entre as empresas do setor e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) parece ter chegado ao fim, e o Governo federal conseguiu reabrir as licitações para as linhas interestaduais de ônibus. Em Mato Grosso do Sul, a promessa é de que a população vai contar com mais opções para viajar já no fim deste ano.
A abertura da licitação, que vai escolher as melhores propostas de empresas para realizar as cerca de 2,1 mil linhas em todo o país, estava embargada desde o fim do ano passado, após decisão judicial. Alegando que a grande maioria das atuais concessões estão vencidas há anos, o Governo federal conseguiu reverter a situação.
Com base na defesa da União, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) liberou a realização do certame público. A ANTT, responsável pela fiscalização do transporte interestadual, deve realizar o certame já em abril.
Ainda conforme cronograma publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, as empresas ganhadoras do direito de explorar as respectivas devem assinar os contratos ainda neste ano.
Segundo a previsão da ANTT, um dos principais trechos do transporte rodoviário interestadual de Mato Grosso do Sul, a linha Campo Grande - São Paulo pode passar a contar com uma empresa a mais, de 2015.
Das cerca de 100 linhas interestaduais de MS, apenas 25 não serão licitadas, já que ainda estão com as permissões em vigor. O processo licitatório pode resultar em mudanças, inclusive, no preço das passagens, porém a informação não foi confirmada pela ANTT.
05/04/2014
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...