A ATE Transmissora de Energia S/A terá financiamento de R$ 285 milhões do BNDES para a implantação, manutenção e operação da Linha de Transmissão Londrina-Assis-Araraquara, com 370 km de extensão. O valor corresponde a 63,2% dos investimentos totais a serem feitos pela empresa, R$ 450,7 milhões. A linha, destinada a transportar energia entre os Estados do Paraná e São Paulo sob o regime de operação do Sistema Interligado Nacional, está incluída no conjunto de obras consideradas prioritárias pelo Ministério de Minas e Energia.
A implantação da linha possibilitará a criação de 1.500 empregos durante a fase de construção e 75 postos de trabalho permanentes para a operação do sistema. A ATE Transmissora de Energia S/A é uma sociedade de propósito específico (SPE), controlada pelo grupo Abengoa, que surgiu em 1941, em Sevilha, na Espanha. O grupo é formado por quatro unidades de negócios, que atuam internacionalmente nos mercados de energia, telecomunicações, meio ambiente, indústria e serviços. Aproximadamente, 40% do faturamento do grupo advém de atividades fora de seu país de origem, sendo 22% da América Latina. No Brasil, a Abengoa está presente desde os anos 70.
A linha de transmissão, que interligará três subestações já existentes, será composta por dois trechos. O primeiro, entre Londrina (PR) e Assis (SP), terá 120 km de extensão. O segundo, com mais 250 km, ligará Assis a Araraquara (SP). Os dois trechos passarão por 25 municípios, sendo 7 no Paraná e 18 em São Paulo. A Abengoa adquiriu o direito de construir a obra ao vencer o leilão de licitação promovido pela Aneel, em 29 de setembro de 2003. A licitação determina que a empresa terá 30 anos para a operação e manutenção da linha.
04/03/2005
06/12/2023
Cultura abre licitação para aquisição de instrumentos musicais para Escola de Música
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria...06/12/2023
Lançada licitação para a construção do Centro Municipal de Tradições Norte e Nordeste
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde deu início, na ...06/12/2023
Licitação para transporte coletivo em Cascavel é declarada deserta
A esperada licitação para a concessão do serviço d...05/12/2023
Prefeitura de Venâncio Aires quer lançar licitação para 52 casas neste ano
Agora que foi apreciado pela Câmara de Vereadores,...