A Secretaria Estadual de Transportes anunciou, nesta segunda-feira (9), que o projeto de expansão do metrô do Rio deve ser finalizado até 2032. No total, serão 31 novas estações e 44 quilômetros de trilhos, com um investimento de cerca de R$ 28 bilhões. Com isso, a expectativa é que a construção da Linha 3 do metrô saia finalmente do papel.
A Linha 3 vai ligar a estação do Estácio, passando pela Praça 15, no Centro do Rio, a Niterói e São Gonçalo, com 21 quilômetros de extensão e 15 estações em todo o trecho. A licitação para as obras será lançada no início de 2026, também de acordo com a Secretaria de Transportes.
Ainda segundo a Secretaria, a expectativa é que cerca de 650 mil usuários utilizem o transporte metroviária por dia no trecho, encurtando o trajeto em duas horas e 40 minutos entre Niterói e São Gonçalo.
Além disso, foi revelado que o trajeto entre as estações Praça XV e Arariboia será através de um túnel subaquático sob a Baía de Guanabara.
Estudos técnicos
A Coordenação dos Programas de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da UFRJ vai realizar estudos técnicos para dar suporte à futura implantação da Linha 3. O estudo para a criação da nova linha metroviária é fruto de um pedido do governo federal, via emendas parlamentares, no valor de R$ 26 milhões. O estudo tem prazo de 30 meses para conclusão.
09/06/2025
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...