A Assespro-SC acaba de ganhar uma ação liminar na Justiça contra a Companhia de Energia Elétrica do Estado de Santa Catarina (Celesc). A Associação reivindicou, a pedido do Cetic-SC, a suspensão da contratação ou aquisição de softwares de gestão comercial pela estatal por meio de pregão eletrônico, alegando que bens e serviços de Informática devem, obrigatoriamente, ser adotados via licitação técnica e de preço.
“O uso do pregão eletrônico viola o artigo 45 da Lei de Licitações”, diz o advogado da Assespro-SC, Marcus Alexandre da Silva. "Eles jamais poderiam ter feito essa operação para contratar este tipo de software, tendo em vista que se trata de uma solução altamente especializada e o pregão só pode ser usado para a adoção de bens de consumo", destaca.
O software é pauta constante em Santa Catarina, assim como outros assuntos relacionados à Informática. O estado possui o maior número de empresas de TI do país, sendo que cerca de quatro mil delas capacitadas a atender o mercado externo. "Somos hoje um centro de referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas, porém muitas vezes não conseguimos espaço para ampliar esta tecnologia aqui mesmo. Queremos mais incentivo do governo para isso”, finaliza Silva.
03/05/2006
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...