Limeira planeja sistema de monitoramento em escolas e mais rondas da GCM, mas prazo é incerto


A Prefeitura de Limeira (SP) informou que está preparando uma licitação para implantar um sistema de monitoramento em todos os prédios públicos do município, incluindo as escolas. Além disso, planeja o pagamento de diárias extras para aumentar o efetivo de Guardas Civis Municipais em patrulhamento. As medidas foram informadas após ameaças de atentados em escolas da região.

Segundo a administração, um dispositivo ou aplicativo de celular será disponibilizado para as escolas para agilizar o contato com forças de segurança. Um projeto da vereadora Lu Bogo (PL) que também prevê um dispositivo semelhante tramita no Legislativo e sua votação foi adiada nesta segunda-feira (10) para que a autora realize alterações.

O governo municipal informou que a proposta de cidade inteligente está em fase inicial de elaboração de projetos e editais e que ainda não existe uma previsão para que a licitação seja lançada. "O governo municipal trabalha com a expectativa de implantação do sistema ainda este ano", comunicou.

A prefeitura explica que os recursos para viabilizar a estrutura de segurança estão previstos em orçamento. O g1 fez questionamentos, mas não foram informados mais detalhes sobre o sistema de monitoramento, como o funcionamento do dispositivo de alerta e se também serão utilizadas câmeras.

A administração também informou que as rondas escolares estão ocorrendo de uma forma mais frequentes por equipes da GCM e da Polícia Militar, conforme proposta definida em reunião extraordinária do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), na última quinta-feira (6).

O projeto que prevê diárias extras foi protocolado pela prefeitura na Câmara nesta segunda-feira e tem o nome de Diária de Atividade Complementar (DAC). Ele prevê que um valor será pago aos guardas civis municipais que desenvolverem trabalho fora do expediente numa jornada de dez horas. O projeto autoriza o pagamento de dez diárias ao mês.

A justificativa é reforçar a segurança urbana e rural, em especial em relação ao policiamento preventivo nas escolas, parques e praças municipais, além do trânsito municipal.

"Finalmente, na reunião da última quinta-feira, ficou definido ainda uma força-tarefa denominada de 'tolerância zero' contra a criminalidade em Limeira, trabalho que teve início no final de semana com a participação da GCM, Polícia Militar, Polícia Civil, além de outros atores, como a Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio de agentes, e equipes de fiscalizações do município", acrescentou.

Detectores de metal e portas giratórias
A vereadora Lu Bogo também protocolou na Câmara na última semana um projeto que prevê a implantação de detectores de metais e portas giratórias em escolas públicas e privadas.

"Precisamos tomar algumas medidas preventivas e mostrar para nossa população que faremos o que estiver ao nosso alcance para dificultar a entrada de armas de fogo e armas brancas em nossas escolas. Com este projeto queremos assegurar a segurança dos alunos, professores, funcionários e todos que estão dentro das escolas”, destaca a autora do projeto.

A parlamentar avalia que a instalação do detector de metal ou da porta giratória ajudará no monitoramento da possível entrada de objetos que podem colocar em risco a segurança das pessoas.

“Nos bancos, prédios federais, assembleias legislativas e em algumas repartições públicas já é comum esta averiguação e, para maior segurança de nossos estudantes e professores, vamos permitir que as escolas adotem essas medidas de segurança”, completa a parlamentar, ao justiticar a iniciativa.

Botão do pânico em Cordeirópolis
A Prefeitura de Cordeirópolis (SP) anunciou na última semana a instalação de botões do pânico nas escolas municipais. No comunicado, a administração afirmou que o intuito é agilizar o atendimento em casos extremos.

"No sistema, integrado na Central de Monitoramento, a Guarda Civil Municipal saberá exatamente o local onde precisará se deslocar com urgência."


11/04/2023

Fonte: G1 Piracicaba e Região

 

Avisos Licitações

24/11/2025

Cursos Presenciais - Contratação Direta, Dispensa e Inexigibilidade - Florianópolis/SC

Curso presencial voltado à Esfera Pública, com foc...

12/11/2025

Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas

Este curso foi idealizado para formar novos profis...

02/10/2025

Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação

Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...

25/08/2025

Cursos Presenciais - Formação e Aprimoramento em Licitações - Florianópolis/SC

O Curso Presencial Completo para Formação de Agent...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita