Porto Alegre - O governador Germano Rigotto assinou ontem um decreto que institui uma nova modalidade de licitação para a aquisição de bens e serviços pelo Estado: o pregão eletrônico. A novidade propicia o aumento do número de concorrentes, agiliza o processo e barateia as compras. O decreto, que define a aplicação da Lei Federal 10.520, será publicado hoje no Diário Oficial e entra em vigor em 30 dias.
Segundo dados da Central de Licitações (Celic), o sistema representa uma redução de 30% nos prazos dos processos licitatórios e de 80% na quantidade de recursos empenhados, além de baratear os custos das licitações em até 20%. Os pregões serão realizados em sessão pública pela Internet.
No âmbito da administração direta, autarquias e fundações, os pregões serão realizados por meio do Portal de Compras Eletrônicas do Estado, que será criado mediante acordo de cooperação técnica entre a Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos, o Banrisul e a Procergs. As licitações relacionadas à Agergs, ao Detran e às sociedades de economia mista ligadas à administração indireta serão efetuadas pelo Portal de Compras Eletrônicas do Banrisul.
10/09/2003
02/10/2025
Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação
Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...25/08/2025
Cursos Presenciais - Formação e Aprimoramento em Licitações - Florianópolis/SC
O Curso Presencial Completo para Formação de Agent...05/11/2025
Governo de MS abre licitações para obras de pavimentação em Naviraí e Cassilândia
A Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (A...06/11/2025
Câmara de Curitiba lança pregão para restauração do Palácio Rio Branco
Empresas interessadas em executar serviços de enge...