Licitações terão maior rigor ambiental


O governo paranaense estabeleceu critérios ambientais para a contratação de produtos e serviços por licitação. A partir de hoje, empresas que usam materiais poluentes ou prejudiquem o meio ambiente estão automaticamente excluídas da lista de potenciais fornecedoras do estado.
A medida foi regulamentada por decreto, assinado ontem pelo governador Roberto Requião. “O estado passa agora a dar preferência absoluta aos serviços e produtos não-poluentes”, disse. Processos produtivos que prejudiquem a camada de ozônio, por exemplo, não serão mais aceitos. O governo só não informou como esses critérios serão utilizados no momento da licitação.
A compra de alimentos geneticamente modificados ou mesmo de animais alimentados por ração transgênica está terminantemente proibida. Os detalhes do decreto chegam às minúcias de definir que para instalações elétrica somente serão aceitos cabos e fios de alta eficiência elétrica e baixo teor de chumbo e policloreto de vinila, visando a redução da contaminação ambiental.
A regulamentação estabelece ainda que órgãos da administração pública somente deverão adquirir lâmpadas de alto rendimento e que apresentem o menor teor de mercúrio dentre aquelas disponíveis no mercado.


24/03/2006

Fonte: ABTC News

 

Curso Licitações

24/10/2024

Prefeitura de Campo Mourão realizará licitação para construção de oficina ortopédica

No dia 4 de dezembro, a prefeitura de Campo Mourão...

24/10/2024

Licitação do sistema de votação da Câmara de Curitiba será dia 5 de novembro

As empresas interessadas em fornecer um sistema de...

24/10/2024

Corredor Litorâneo: governo prevê para 2024 licitação do trecho até Contorno

Florianópolis, 24.10.2024 - O governo do estado as...

23/10/2024

Ubatuba abre licitação de R$ 4,5 milhões para revitalização da orla do Itaguá

A prefeitura de Ubatuba lançou edital para contrat...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita