Em meio à pandemia e com variados segmentos econômicos em declínio, um nicho de negócios pode ser objeto de maior exploração por parte das empresas: licitações. Apenas no último trimestre de 2020 foram movimentados mais de R$ 2 bilhões via licitação no país, de acordo com dados da Controladoria Geral da União. Uma situação explicada pela grande demanda por suprimentos médico e hospitalares e que ainda pode crescer nos próximos meses. Mesmo antes da pandemia, os números já eram expressivos: em 2019, foram mais de 82 mil licitações no Brasil com contratação de bens e serviços, totalizando um aporte de mais de R$ 24 bilhões.
Segundo o advogado Eder Brandão, membro da Comissão de Direito Tributário da Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB-PE) e especialista em processos licitatórios, muitas empresas não adentram este mercado por não conhecer os trâmites necessários sendo, consequentemente, desclassificadas. Outras nem mesmo têm conhecimento dele. “No Brasil, existem mais de 20 bilhões de CNPJs ativos, mas apenas 350 mil deles participam de licitações. Ou seja, é um percentual de menos de 2% de empresas que se apropriam desse mercado bilionário”, explica.
O especialista explica que o momento é mais do que propício às vendas por licitação. Dentre os segmentos de maior procura nos editais de licitação estão os de produtos de limpeza, suprimentos médico-hospitalar, hortifruti, descartáveis e papelaria. Ele destaca, entretanto, que todo órgão público continua com suas licitações normais. “Sabemos que tudo que é utilizado pelos órgãos precisa ser adquirido por meio de licitações, então ao mesmo tempo que há esta demanda grande e emergencial, para produtos hospitalares, há oportunidades para outros segmentos, como alimentação, EPI, serviços de locações e outros diversos segmentos”, completa.
Eder explica, ainda, que a visão de que licitações favorecem fraudes, superfaturamentos, desvios ou beneficiamento por interesses, afastam possíveis investidores. Ele afirma, entretanto, que o objetivo da prática é, em sua essência, o oposto. “A licitação está diretamente ligada aos bons hábitos da administração pública. É um processo que analisa quais propostas de produtos ou serviços são mais vantajosas”, explica.
18/07/2020
04/12/2025
Obra – Semae abre licitação para nova adutora nas regiões do Dois Córregos e Cecap
O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Pi...04/12/2025
Prefeitura de Feira abre licitação para requalificar Praça do Sapateiro no início de 2026
A requalificação da Praça do Sapateiro, no estacio...04/12/2025
Prefeitura remarca para fevereiro abertura de licitação para obras no Bairro Élisson Prieto
A Prefeitura de Uberlândia marcou para o dia 2 de ...04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...