SÃO PAULO - O Supremo Tribunal Federal (STF) informou hoje (24) que ainda não está liberada a realização da 8ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios, promovida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Segundo a assessoria de comunicação do tribunal, no dia 20 a presidente do STF, ministra Ellen Gracie, suspendeu uma liminar que impedia a rodada, impetrada na 9ª Vara Federal do Distrito Federal, mas ainda vigora outra liminar contra a realização da rodada, no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF 2).
A liminar no TRF 2 - que abrange os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo - foi pedida em novembro de 2006 pelo presidente do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, Elói Fernandes Moreira. Segundo o vice-presidente da instituição, Carlos Heitor Faria, a decisão da ministra Ellen Gracie refere-se apenas à liminar impetrada no Distrito Federal pela ex-deputada federal Clair Martins, do PT.
´A decisão da ministra não afeta a nossa liminar, que continua válida´, sustentou Faria, ao lembrar que o Clube de Engenharia apelou à Justiça porque o edital da 8ª Rodada limitava o número de blocos exploratórios que uma mesma empresa poderia arrematar, o que prejudicaria a Petrobras.
A assessoria de comunicação da ANP informou que o departamento jurídico da entidade estuda a decisão do Supremo para determinar seu alcance sobre a liminar que está no TRF 2 e suspende o leilão.
24/07/2007
21/04/2026
Juara abre licitação para reforçar sinalização viária e aumentar segurança nas ruas
A Prefeitura de Juara abriu um novo processo licit...20/04/2026
Lançado edital para obra que ligará saída do Túnel da Conceição à avenida Osvaldo Aranha
Com a promessa de solucionar um gargalo no trânsit...20/04/2026
São Bento do Sul avança no saneamento e lança licitação para ampliar sistema de esgoto
A cidade de São Bento do Sul dá mais um passo impo...20/04/2026
Prefeitura lança edital para construção de 43 casas pelo Programa Casa Catarina
A Prefeitura avançou na ampliação do acesso à mora...