Ao contrário do que muitos pensam, licitações e contratações não estão vedadas no período eleitoral. Podem ser realizadas normalmente, com algumas exceções. Pensando em sanar dúvidas em relação às eleições gerais de 2018, a Controladoria Geral do Estado (CGE) elaborou a cartilha “Vedações no período eleitoral”, ressaltando que a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) não tem objetivo de paralisar toda a administração pública por conta do pleito que se aproxima. Cartilha
Com 13 páginas, a cartilha responde a 36 perguntas frequentes sobre as vedações da legislação eleitoral aos agentes público. O conteúdo foi organizado por Emerson Hideki Hayashida, auditor do Estado e superintendente de controle em contratações e transferências, e José Alves Pereira Filho, auditor do Estado e secretário-adjunto de controle preventivo.
Conforme a cartilha, as nomeações e exonerações de cargos em comissão e designação ou dispensa de funções de confiança podem ocorrer. O que é vedada são as nomeações e demissões de contratos temporários. Quanto à remoção de servidor, a pedido dele próprio, isso não sofre restrição no período eleitoral. Somente são proibidas as remoções ex officio, ou seja, por decisão única do agente público.
Com relação à nomeação, também é permitida cargos do Poder Judiciário, do Ministério Público, dos tribunais ou conselhos de contas e dos órgãos da Presidência da República e aprovados em concursos públicos homologados até 7 de julho. Além disso, é autorizada a nomeação ou contratação necessária à instalação ou ao funcionamento inadiável de serviços públicos essenciais, com prévia e expressa autorização do chefe do Poder Executivo.
06/07/2018
08/10/2026
Maceió abre licitação para pavimentar ligação entre Riacho Doce e Benedito Bentes
A Prefeitura de Maceió abriu concorrência eletrôni...07/10/2026
Prefeitura agenda licitação para contratar empresa que fará projeto social de 100 casas
A Prefeitura de Juara (MT) abriu licitação para co...07/10/2026
Fiscalização de IPVA: governo abre licitação para comprar viaturas com novo sistema
O Governo de Goiás anunciou a abertura de uma lici...07/10/2026
Ubatuba abre licitação de R$ 162 mil para manutenção e limpeza de piscinas municipais
A Prefeitura de Ubatuba, no litoral norte de São P...