Licitações de petróleo são prejudiciais ao País, diz especialista


As licitações de blocos de exploração de petróleo pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) são prejudiciais às reservas brasileiras. O alerta é do ex-secretário de Tecnologia Industrial do Ministério da Indústria e do Comércio, José Walter Bautista Vidal.
Segundo ele, as operações prejudicam a necessária transição do modelo energético baseado em combustíveis fósseis para um sistema fundamentado em energias renovável. De acordo com o profissional, ao colocar as reservas energéticas nas mãos de companhias transnacionais, o País corre o risco de ficar sem petróleo para sustentar o desenvolvimento econômico durante o período de transição de modelo, que ela calcula em 20 anos.
"Nos já deixamos de faturar o petróleo que já é nosso para entregar para grupos externos é só receber os impostos, que perfazem 25% do total. Até do ponto de vista comercial, é uma burrice completa", afirma.
Para Vidal, as reservas de petróleo não configuram um fator de preocupação imediata. No entanto, diz o especialista, embora a Petrobras tenha tido êxito em descobrir novas reservas, aumentando em 50% seus estoques, o petróleo existente em nosso território é suficiente para, no máximo, 18 anos.
Até 2006, o País deverá ser auto-suficiente na produção do óleo, o que levará à exportação dos excedentes de produção. Para o especialista, isso vai comprometer o andamento do processo de mudança de base energética do País. "Nós temos petróleo para fazer a transformação da nossa economia para os combustíveis renováveis e limpos, mas temos que preservar o petróleo para dar tempo dessa conversão ocorrer", conclui.


06/09/2004

Fonte: Investnews

 

Avisos Licitações

29/05/2024

Projeto da nova ponte sobre a ERS-431 avança com abertura de licitação

O tão aguardado projeto da nova ponte sobre a ERS-...

28/05/2024

Governo de MT lança licitação para restaurar 39,9 km de rodovia até região do Pantanal

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logísti...

29/05/2024

Prefeitura de Maringa republica licitação para contratar empresa para remoções de arvores

A Prefeitura de Maringá republicou, na tarde dessa...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita