O diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, informou nesta quinta-feira que a Casa passará a dar prioridade aos critérios ecológicos em suas compras, adotando a chamada licitação sustentável. Ele ressaltou que foi criada em fevereiro uma comissão para regulamentar a mudança. A medida é uma das prioridades para o próximo biênio divulgadas pelo Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara (EcoCâmara).
O diretor-geral ressaltou ainda projetos já desenvolvidos pelo EcoCâmara, como a lavagem ecológica dos carros oficiais da Casa, que capacitou trabalhadores a adotarem um procedimento que só utiliza cerca de 200 ml de água por lavagem. Esse projeto, segundo ele, também tem um cunho social, pois capacita os lavadores a melhorarem a sua renda, a exemplo de outro projeto já desenvolvido pela Casa com os catadores de lixo.
Cidadania
Sérgio Sampaio comentou ainda que as ações de conscientização ambiental realizadas na Casa não repercutem apenas no local de trabalho. “Devemos pensar em contribuir para o meio ambiente não só durante o expediente, mas como pais e mães. Se não cuidarmos do que temos agora, não teremos o que deixar para as próximas gerações”, disse.
Para a professora Mercedes Bustamante, da Universidade de Brasília, todos os setores da sociedade têm de estar envolvidos na discussão de questões ambientais. Ela chamou atenção para o lado perverso das mudanças climáticas. “A causa ambiental é uma questão de ética, pois quem mais sofre são os mais pobres, ou seja, os que menos contribuíram para a degradação do clima”, frisou.
Outras metas
Além dessas iniciativas, o diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, destacou as seguintes ações a serem desenvolvidas:
- Diminuir o uso de papel no processo legislativo, com a implantação da pauta eletrônica das comissões;
- Manter a Câmara à frente das metas de redução de gases do efeito estufa, compensando as emissões da Casa com o plantio de árvores;
- Zelar para que a Câmara continue a cumprir as metas do Ministério do Meio Ambiente para a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P);
- Melhorar o Bosque dos Constituintes, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para que ele seja um espaço de ensino de valores ambientais;
- Aprofundar as parcerias da Câmara com outros órgãos no tocante a ações de sustentabilidade.
11/03/2010
02/06/2026
Prefeitura de Joinville lança licitação para implementação do Parque Porto Cachoeira Setor Beira Rio
A Prefeitura de Joinville publica nesta terça-feir...02/06/2026
Aberta licitação para construção de passarelas no Igapó
A Prefeitura de Londrina publicou edital para sele...02/06/2026
Gasoduto do Sergipe Águas Profundas terá licitação este ano
A Petrobras vai lançar ainda este ano a licitação ...02/06/2026
MPDFT abre licitação para serviços de estruturação de eventos e montagem de estruturas
O Ministério Público do Distrito Federal e Territó...