Licitação suspeita de Palocci envolve enlatado gaúcho


Uma lata de 330 gramas de molho de tomate refogado e peneirado com ervilhas, fabricada pela empresa gaúcha Oderich, é um ingrediente que pode complicar a situação do ministro da Fazenda, Antonio Palocci.
Em 2002, o então prefeito de Ribeirão Preto (SP), quatro funcionários e quatro empresas paulistas de alimentos foram denunciados à Justiça por suspeita de fraude em licitação. Até hoje, o processo civil e criminal tramita no fórum do município.
Em abril de 2004, o então procurador-geral da República, Claudio Fonteles, determinou que o ministro só irá responder pelo caso no Supremo Tribunal Federal se houver condenação de outro envolvido.
A denúncia foi feita pelo vereador e adversário de Palocci Nicanor Lopes (PSDB) que suspeitou de exigências inusitadas no edital, em fevereiro de 2002. A empresa vencedora teria de fornecer molho com ervilhas, sendo que o produto não existe no mercado regional. Uma das fabricantes é a Oderich, com sede no Rio Grande do Sul.
- As ervilhas foram utilizadas para dirigir o resultado da licitação. A Gesa ganhou o contrato como grande atacadista e era a única cliente da Oderich na disputa, excluindo concorrentes menores. É muito grave - disse Lopes.
O contrato previa fornecimento de 40,5 mil cestas básicas com 15 produtos por um ano para o município distribuir em programas sociais. O custo previsto era de R$ 1,2 milhão ao ano. O Tribunal de Contas de São Paulo suspendeu a licitação em caráter liminar.
Outras irregularidades foram apontadas no processo. O vencedor compraria e revenderia alimentos com lucro à prefeitura, o que indica superfaturamento. As concorrentes também tinham o mesmo representante e eram formadas pelos mesmos sócios e respectivas mulheres. As famílias seriam ligadas ao PT e participaram de outras licitações em prefeituras petistas, como São Carlos, Mauá e Araraquara.


25/08/2005

Fonte: Zero Hora

 

Avisos Licitações
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita