No segundo semestre deste ano, a cidade ganhará novos 15 quilômetros de ciclovias, ou seja, espaço destinado especificamente para a circulação de pessoas utilizando bicicletas. Hoje Jundiaí possui oito quilômetros de ciclovias distribuídas pelos bairros, sendo 4,2 km na avenida Antonio Pincinato (Parque Eloy Chaves); 1,8 km na avenida Caetano Gornati (Engordadouro); 0,3 km no viaduto do Córrego das Valquírias; 0,3 km na avenida do Córrego das Valquírias; 0,6 km nos viadutos da avenida 9 de Julho; e 0,8 km na própria avenida 9 de Julho de acordo com a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA).
Para àqueles que tentam escapar do transporte público ou mesmo do trânsito, a bicicleta é uma opção e por isso as ciclovias são necessárias. Este é o caso do atendente Lucas Ferreira, de 21 anos. “A ciclovia liga a minha casa ao meu trabalho. Dou preferência à bicicleta porque no meu caso é mais rápido. De carro eu teria que fazer um retorno imenso”, explica Lucas, que mora no Eloy Chaves.
Contudo, mesmo com os trechos disponíveis, ciclistas afirmam que a cidade ainda carece de infraestrutura. O comerciante Edson de Assis, de 56 anos, pedala desde os 41 anos e, para ele, o maior problema é a falta de sinalização. “Não há problema nenhum em compartilharmos a faixa com pedestres, mas não temos uma sinalização adequada, então você vê cavalo na ciclovia, pessoas andando na contramão e até mesmo carros estacionados nas entradas, e isso acaba sendo prejudicial”, afirma, valendo-se que a falta de continuidade entre os trechos também é um problema. “A ciclovia começa e termina do nada. Para nós seria importante interligar as ciclovias dos parques da cidade”, completa.
Para o ciclista Artur Henrique Fernandes Silva, de 46 anos, o trânsito é um agravante nas regiões em que não há ciclovias. “É complicado lidar com carros, motos, pedestres e ciclistas. Há muita falta de respeito por todos os lados”, ressalta o empresário que vê o aumento de ciclovias ou mesmo a instalação de ciclofaixas (diferenciam-se das ciclovias por não terem separação física em relação à via de tráfego geral) como uma solução para este problema.
MELHORIAS
Além dos trechos existentes, outros 50 quilômetros de projetos de ciclovias e ciclofaixas em diversos estágios de detalhamento. Mesmo sem as ciclofaixas implementadas, a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) afirma que no Plano Cicloviário da cidade há 174km de rede cicloviária.
28/01/2020
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...