Licitação prevê limpeza das margens de rio


A Prefeitura de Cuiabá lançou licitação para contratação de empresa para coleta de lixo em Cuiabá. A concorrência, na modalidade menor preço, está marcada para o próximo dia 19. Entre as exigências estão a instalação de 120 lixeiras subterrâneas e a coleta de lixo as margens do rio duas vezes por semana.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos reforça no documento que o valor da proposta não deve extrapolar R$ 40 milhões. O contrato prevê ainda a coleta seletiva e o tratamento de chorume. No caso do chorume, deve ser contemplada uma estação para tratamento do mesmo e até mesmo a reutilização da água.

Conforme o edital, a empresa contratada deverá disponibilizar aos munícipes, contêineres que serão distribuídos na quantidade de 500 unidades conforme orientação da secretaria e plano de trabalho. As áreas onde serão implantados o sistema de coleta, através de contêineres, serão prioritariamente sentido centro – bairro.

Também devem ser implantados contêineres semienterrados. Os contêineres a serem instalados, durante a vigência do contrato, inicialmente em total estimado de 30, sendo 15 contêineres semienterrados de cinco metros cúbicos e 15 contêineres semienterrados de dois metros cúbicos).

“A finalidade deste serviço é atender áreas de difícil acesso à coleta regular e com maior geração de resíduos, eliminando grandes amontoados de lixo, evitando assim a proliferação de vetores nocivos à saúde da população, odores desagradáveis e melhorando o efeito visual das áreas atendidas”, confirma documento.

A implantação dos contêineres dar-se-á em áreas ou vias e logradouros públicos a serem indicados pela prefeitura quando e onde as características destas assim o permitam. Os equipamentos deverão ser estanques e colocados no subsolo, cujo resíduo será depositado pelos usuários.

Já no caso dos contêineres soterrados, a finalidade é atender áreas centrais de grande fluxo de pedestres e/ou de locais de grande concentração de geração de resíduos, eliminando amontoados de lixo, evitando assim a proliferação de vetores nocivos à saúde da população, odores desagradáveis e melhorando o efeito visual das áreas atendidas. Outra vantagem do sistema é possibilidade de segregação dos resíduos em sua disposição, com sua utilização também para resíduos recicláveis. Os contêineres a serem instalados, durante a vigência do contrato, inicialmente em total estimado de 120 soterrados de três metros cúbicos.

No caso da coleta fluvial, a empresa deve fazer o recolhimento de resíduos dispostos nas margens do rio Cuiabá, tais como: latas de bebidas, garrafas pets, sacos plásticos, sapatos, roupas, restos de móveis e etc, gerados indiscriminadamente pela população, através do emprego de embarcação devidamente adequada e dimensionada para o transporte de tais resíduos. Este serviço será executado por ordem específica da prefeitura obedecendo à programação pré-estabelecida, com frequência mínima de duas vezes por semana.

A concessão deve variar entre 15 a 25 anos. Atualmente, o serviço é feito pela Locar, que assumiu a coleta após a prefeitura rescindir de forma amigável o contrato com a Ecovap. A Locar foi a segunda colocada no edital de escolha da antiga empresa. Com isso, o contrato foi prorrogado para a realização do novo processo licitatório. Hoje, são gastos R$ 2,2 milhões com a coleta.


20/02/2018

Fonte: FolhaMax

 

Curso Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita