Prometida desde a gestão passada da Prefeitura de Maringá, a construção de oito viadutos no Contorno Norte começa a dar sinais de que vai sair. O Executivo publicou uma licitação no valor de R$ 18 milhões para esse serviço. A modalidade é do tipo empreitada por preço global. Vence quem ofertar o menor preço. Os envelopes de habilitação vão ser abertos no dia 30 de novembro.
Os chamados viadutos ‘sacis’ estão nas avenidas Mandacaru, São Judas Tadeu, Kakogawa, dois na Américo Belay, Tuiuti, Guaiapó e Franklin Delano Roosevelt. As vias têm esse nome porque há apenas “uma perna”.
A gestão passada disse ter deixado dinheiro em caixa e projetos. A atual gestão informou que assim que assumiu teve de refazer estudos – e aí houve problemas com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Os R$ 18 milhões estão em caixa. Houve mudanças de metodologias e alteração no Governo Federal no período, disse o secretário de Obras Públicas de Maringá, Albary de Medeiros.
“Após algumas tentativas, no ano passado, de licitar o viaduto, houve alguns problemas de projeto e o Dnit solicitou um novo projeto. Foi feita uma licitação e a Prefeitura de Maringá contratou a elaboração de um novo projeto. A empresa entregou os projetos para o Dnit, e teve que passar por análise com relação à viabilidade ou não daquele projeto. Então, levamos um certo tempo porque houve mudança na tabela de preços do Dnit e também a mudança de governo federal”, detalha.
“Após análises, duas ou três vezes houve alterações no projeto porque cada vez eles pediam determinada coisa que não constava no projeto original que a Prefeitura licitou. Houve a necessidade de adequação das avenidas do entorno do Contorno Norte e da semaforização, e esse tipo de coisa não estava no escopo da nossa licitação principal. Posteriormente, tivemos que adequar o preço do Dnit”, acrescenta Albary de Medeiros.
A ganhadora terá um ano e meio para executar o serviço. Devido à burocracia de uma licitação, é provável que a vencedora seja conhecida somente no fim do ano e a obra tenha início em 2021.
Mesmo assim a Prefeitura de Maringá disse querer dar início o quanto antes.
28/10/2020
04/12/2025
Obra – Semae abre licitação para nova adutora nas regiões do Dois Córregos e Cecap
O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Pi...04/12/2025
Prefeitura de Feira abre licitação para requalificar Praça do Sapateiro no início de 2026
A requalificação da Praça do Sapateiro, no estacio...04/12/2025
Prefeitura remarca para fevereiro abertura de licitação para obras no Bairro Élisson Prieto
A Prefeitura de Uberlândia marcou para o dia 2 de ...04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...