A SPI (Secretaria de Parcerias e Investimentos) de São Paulo espera lançar o edital para a licitação da ligação seca entre Santos e Guarujá no dia 2 de fevereiro, aniversário do Porto de Santos. A informação foi fornecida pelo secretário da SPI, Rafael Benini.
“A gente está em uma discussão, que cada vez ganha mais força, sobre tentar lançar o edital e a licitação aqui [pelo estado de São Paulo]. Com isso, ganhamos tempo, pois não precisamos passar pelo TCU [Tribunal de Contas da União] e por outros mecanismos”, afirmou Bernini durante a reunião do Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista) em Santos, nesta terça-feira (10).
“A ideia do governador [Tarcísio de Freitas], que ele já levou ao presidente [Anderson Pomini], é lançar o edital na data do aniversário do Porto de Santos no próximo ano. “Acho que seria uma vitória muito grande para nós”, completou Bernini.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (PL), chegou a afirmar que a publicação da licitação do túnel Santos-Guarujá sairia se o Ministério de Portos e Aeroportos “deixasse”. O Ministério de Portos e Aeroportos foi procurado para comentar as declarações do secretário Benini e do governador de SP, mas, até o fechamento desta reportagem, não havia respondido.
Em Brasília, a análise do projeto do túnel está atrasada. Na última semana, a pasta enviou o projeto à ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e prometeu formar uma comissão de licitação, nesta semana, para analisar a proposta junto com a autarquia.
O colegiado em Brasília será composto por integrantes da ANTAQ, do Ministério de Portos e Aeroportos, da SPI e da APS (Autoridade Portuária de Santos). Na última semana, o ministro Silvio Costa Filho reconheceu que a matéria deve chegar ao TCU apenas em janeiro, mas não considerou que isso está fora do prazo. A promessa inicial era de que o projeto chegaria à Corte em dezembro.
11/12/2024
03/09/2026
Licitação da Pesquisa Origem Destino 2027 é remarcada para 24 de setembro
O Metrô de São Paulo voltou a adiar uma das licita...03/09/2026
Prefeitura abre licitação para desassoreamento do Rio em Campos Verdes
A Prefeitura de Laguna abriu licitação para a exec...02/09/2026
Governo federal abre licitação para serviços de refrigeração com dedicação de mão de obra
O governo federal, por meio de publicação no Diári...02/09/2026
Governo abre licitação para compra de aparelhos de ar-condicionado tipo split
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-P...