Licitação para substituir empresa que opera presídios no AM será lançada em 15 dias, diz governo


Uma licitação para substituir a Umanizzare - empresa terceirizada que administra presídios no Amazonas - deve ser lançada em 15 dias. O anúncio foi feito pelo governador Amazonino Mendes, na tarde desta quinta-feira (1º), em Brasília.

A declaração foi dada após um encontro de governadores com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto, sobre a crise na segurança pública.

"O preso no Amazonas é o mais caro do Brasil, então eu preciso fazer uma licitação, que vai avaliar a qualidade de serviço e o custo", justificou o governador.

Durante a reunião, Amazonino destacou ainda o grave problema que os estados enfrentam na área de segurança pública. Ele disse que vai buscar financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o setor.

"O estado está consciente que deve imediatamente aparelhar melhor as polícias. O estado deverá acessar esses recursos para fazer o seu combate, o seu planejamento de combate à criminalidade que está avançando a galope", disse o governador.

Também estiveram presentes na reunião o ministro extraordinário da Segurança Pública, Raul Jungmann; a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia; e os presidentes do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Entenda
A Umanizzare é responsável pela gestão do Compaj e de outros seis presídios no Amazonas. Conforme o relatório do MP, a empresa cobra R$ 4,7 mil reais para cuidade de um detento do Anísio Jobim - praticamente o dobro do que um preso custa em média no restante do país.

De acordo com o Ministério Público, o Amazonas gasta 80% do orçamento da Seap com a Umanizzare. Só em 2016 foram R$ 304 milhões.

O anúncio de Amazonino ocorre um ano após o maior massacre do sistema carcerário do Amazonas. Na ocasião, 67 detentos morreram em três cadeias de Manaus - Compaj, Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) e Vidal Pessoa. Além disso, foi registrada uma fuga em massa no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat).


01/03/2018

Fonte: G1 Amazonas

 

Curso Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita