O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB), esteve em evento que discute o setor ferroviário no Brasil para falar sobre o Trem Intercidades (TIC), projeto de ligação férrea entre São Paulo e Campinas, com estação em Jundiaí. No evento, o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, disse que a previsão é que o edital para a instalação dos serviços seja publicado no próximo mês de abril.
Em Jundiaí, as transposições compreendem um traçado que vai da divisa com Várzea Paulista ao bairro Corrupira, passando pela Vila Arens. Ao menos 17 intervenções serão feitas pela empresa vencedora do edital no município para a instalação do TIC e do Trem Intermunicipal (TIM), que segue até Francisco Morato.
Entre elas, a construção de um pátio para trens e manutenção próximo da divisa com Várzea Paulista, a duplicação da ponte sobre o rio Jundiaí e a avenida Frederico Ozanan, uma passagem sob a rodovia João Cereser e a ampliação da ponte e de seu vão inferior na interligação da rodovia Geraldo Dias com a avenida Nicola Accieri, no bairro Corrupira, que hoje são insuficientes para escoar a mobilidade da região. O investimento previsto em todo o trajeto entre Campinas e São Paulo é de R$ 10,2 bilhões.
EVENTO
Representando Jundiaí, Luiz Fernando participou de um painel sobre a implantação do TIC e TIM na NT Expo - 26ª Edição do Intermodal South América, na tarde desta quinta-feira (17).
"Com a instalação do TIC, acreditamos em ainda mais atração de investimentos, geração de empregos e negócios, estimulando a economia local e estadual", declarou Luiz Fernando, no painel "Passageiros: Construção de linhas de trens regionais: Como a iniciativa privada pode contribuir para o Brasil voltar a ter ferrovias de passageiros?".
Luiz Fernando lembrou que o convênio para a instalação do TIC já foi assinado junto ao governo do estado. "Já identificamos em estudos iniciais, em conjunto com a CPTM e com a Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, que existem pelo menos 17 intervenções realizadas na cidade e que serão custeadas pela concessionária vencedora da licitação que será feita pelo Governo do Estado para explorar o sistema do TIC, e eventuais investimentos no sistema viário do município contarão com recursos previstos no Plano Plurianual (PPA)." Ou seja, Jundiaí também investirá recursos municipais na implantação do trem.
Em fevereiro deste ano já foi entregue pelo estado a restauração da Estação Ferroviária de Jundiaí, um dos passos para a implantação do TIC na cidade. O prazo de conclusão para todo o trecho, porém, é sete anos. Sendo assim, o TIC deve começar a operar só em 2029. De todo modo, a Linha 7 - Rubi não deve ser aposentada tão logo.
Na mesma área onde estarão o TIC e o TIM encontra-se a linha férrea de transporte de cargas, que deverá ser separada dos dois serviços. Hoje o Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) faz o transporte de carga até o Porto de Santos.
19/03/2022
04/12/2025
Prefeitura remarca para fevereiro abertura de licitação para obras no Bairro Élisson Prieto
A Prefeitura de Uberlândia marcou para o dia 2 de ...04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...