A basílica e convento dedicados a Nossa Senhora do Carmo, localizados no Centro do Recife, devem passar por uma requalificação. Foi aberta a licitação para a contratação de serviços técnicos especializados para a conservação e restauro dos prédios tombados, datados do século 17, que amargam problemas estruturais.
Apenas para fase de elaboração do projeto estão previstos cerca de R$ 710 mil. Os recursos são oriundos da União, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As obras ainda não têm calendário previsto, mas já despertam a esperança entre a população e os religiosos.
“Ainda não sentamos para identificar como os trabalhos serão feitos, mas nossa esperança é que sejam bastante proveitosos. O interior ainda precisa de mais atenção, mas na área externa temos problemas que saltam aos olhos. Além do aspecto religioso, estamos falando de parte importante da história do Recife e que precisa ser preservado”, ressaltou o reitor, frei Dárcio de Azevedo.
Na fachada, as falhas são facilmente identificadas. As rachaduras, pedras quebradas e infiltrações recobertas pela vegetação, representando riscos. A pintura antiga também deixa a desejar.
Na extensão do convento, telhas soltas podem ser observadas, assim como falhas no gradil, nas portas e janelas. “Grande parte da nossa sobrevivência é fruto de doações. Todo o serviço é muito caro e acabamos sempre esperando por projetos maiores para transformá-los em realidade”, disse Azevedo.
Outra preocupação diz respeito aos altares, ainda em obras. É o caso da área destinada a Nossa Senhora da Luz e do reduto em homenagem a Nossa Senhora da Boa Morte. Desde a realização da última festa da padroeira, no mês de julho, recursos vêm sendo captados com voluntários e a comunidade católica.
Os recursos da reforma estão sendo geridos pela Empresa de Urbanização do Recife (URB). Procurado pela Folha de Pernambuco, o órgão informou que ainda aguarda o término do processo licitatório para estabelecer as etapas dos serviços. A verba destinada para a execução das obras ainda não foi informada.
15/09/2016
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...