O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, Miguel Bucalem, afirmou ontem (13), após audiência pública realizada na Câmara Municipal, que o Projeto Nova Luz será finalizado no final de maio e a licitação deverá ser realizada em junho.
"O processo de discussão continua aberto, até o final de maio nós pretendemos ter o projeto para encaminhamento do licenciamento, mas a ideia é que durante os meses de abril e maio a gente possa ter o maior número de interações possíveis com todos da área para encontramos a melhor forma desse projeto ser finalizado", disse Bucalem.
Reclamações
Durante a sessão, que durou duas horas e meia, parlamentares, comerciantes e moradores expuseram as principais preocupações e cobraram respostas ao secretário sobre a falta de garantias para questões como o morador de rua, desapropriação e a Cracolândia.
No mês de janeiro, a Associação de Moradores e Trabalhadores da Nova Luz entregou uma carta ao secretário e à equipe técnica do consórcio Nova Luz, responsável pelo projeto, reivindicando esclarecimentos sobre os possíveis impactos do projeto de revitalização nas moradias da população de baixa renda da região e na atividade econômica de seus ocupantes, além do estabelecimento de ações que garantam os direitos e inserção social da população.
Projeto
O projeto de revitalização que vem sendo desenvolvido pela prefeitura em parceria com o consórcio formado pelas empresas Concremat Engenharia, Cia City, Aecom e Fundação Getúlio Vargas (FGV) é ancorado em três pontos principais, segundo seus desenvolvedores: aproveitamento da vitalidade do comércio e das atividades culturais existentes para atrair novos moradores, trabalhadores, estudantes e visitantes, potencialização do investimento público realizado em infraestrutura de transporte e cultura; e indução ao desenvolvimento e investimentos na área por meio de concessão urbanística.
A visão do projeto é de que a região da Nova Luz seja "um bairro sustentável, dinâmico e diversificado, para morar, trabalhar e se divertir. Um local onde as pessoas estarão cercadas por elementos históricos e culturais, entretenimento, espaços abertos convidativos, passeios e parques. Um bairro que oferece oportunidades de estudo e trabalho, facilmente acessível de toda a cidade e com mobilidade privilegiada para o pedestre e o ciclista."
14/04/2011
19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...