Licitação para restauro do Relógio do Sol fracassa; processo será aberto de novo


As duas empresas que apresentaram propostas para a execução do restauro do Relógio do Sol foram consideradas inabilitadas pela falta de documentação necessária. Agora, de acordo com o secretário de Esportes, Arte, Cultura e Lazer, Elson Bonifácio, uma nova licitação deve ser aberta já na próxima semana. A previsão é que o custo do reparo gire em torno de R$ 240 mil.

Uma das empresas consideradas inabilitadas entregou a proposta e documentação em desacordo com as exigências do edital e a segunda deixou de apresentar certificados que eram exigidos na licitação.

A expectativa é que após a assinatura do contrato a empresa selecionada entregue a obra em até 90 dias. O plano da administração municipal é entregar o Relógio do Sol no dia 28 de novembro, aniversário de Franca.

“Será aberta uma nova licitação, toda a documentação foi preparada para que seja feito o mais rápido possível. Foram alguns detalhes que impossibilitaram a escolha e estamos orientando as empresas quanto a documentação necessária”, o secretário de Esportes, Arte, Cultura e Lazer, Elson Bonifácio.

O Relógio do Sol foi danificado em dezembro de 2017 após um galho de uma árvore cair sobre ele na Praça Nossa Senhora da Conceição, durante um forte temporal que atingiu a cidade. A parte superior foi arrancada e quebrada em vários pedaços. Parte das peças danificadas estão na própria praça já que são fixas e as outras estão guardadas na Casa da Cultura e do Artista Francano.

O projeto de restauração do Relógio do Sol foi feito pela Croma Arquitetura, Conservação e Restauro, de São Paulo, e o valor investido foi de R$ 56,3 mil. A empresa foi a responsável por determinar qual seria o melhor processo para o restauro do patrimônio histórico e um dos símbolos mais importantes de Franca.


25/07/2019

Fonte: GCN.Net

 

Curso Licitações

04/12/2025

Prefeitura remarca para fevereiro abertura de licitação para obras no Bairro Élisson Prieto

A Prefeitura de Uberlândia marcou para o dia 2 de ...

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita