O edital de licitação para contratação da empresa que reformará a estação da Noroeste do Brasil deverá ser publicado no prazo máximo de 15 dias. A informação é do prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB).
Segundo ele, o processo atrasou porque técnicos da prefeitura tiveram que refazer o memorial descritivo da edificação – informações que detalham a estrutura do prédio e sua divisão interna. A estação completa no dia 1º de setembro 71 anos de existência.
“Encerrado o edital, contratamos a empresa e iniciamos a reforma”, diz Rodrigo, que prevê para o início do segundo semestre deste ano o início das obras.
Na avaliação dele, a reforma será simples porque não mexerá com a parte estrutural da edificação. “Vamos ter que refazer a rede elétrica, hidráulica, prever mobiliário”, enumera o prefeito.
Ao longo dos seus 71 anos de vida, a estação da Noroeste do Brasil sofreu alterações internas para acomodar a administração regional da extinta RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A). O prédio está desativado há mais dez anos, quando os trens de passageiros foram extintos.
Prédio abrigará duas secretarias
O contingente de servidores públicos que hoje trabalha nas Secretarias Municipais de Saúde e de Educação vai ocupar o prédio da estação ferroviária da Noroeste do Brasil.
Além desses dois órgãos municipais, a Câmara de Vereadores – com seus gabinetes parlamentares e estrutura administrativa – também será transferido para a edificação.
Recentemente, o presidente do Poder Legislativo, pastor Luiz (PTB), chegou a ameaçar de desistir da transferência por causa da demora para resolver os entraves burocráticos do prédio, dado como garantia de dívida trabalhista aos ferroviários.
Glamour
Inaugurado no dia 1º de setembro de 1939, a estação recebia trens da Noroeste do Brasil, da Estrada de Ferro Sorocabana e da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. No auge, a movimentação diária de tráfego chegou a registrar 28 trens de passageiros.
A gare é considerada uma das maiores do interior paulista, ultrapassando em dimensão a estação de Campinas. Três plataformas eram interligadas por uma passagem subterrânea.
Para sustentar toda a estrutura do prédio – de dois pavimentos – foram fincadas estacas de eucaliptos e arueiras.
02/07/2010
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...