Quem torcia por boas notícias sobre o processo de restauração da histórica Fazenda Colubandê, em São Gonçalo, vai precisar esperar mais, já que as quatro empresas interessadas em reformar o patrimônio não compareceram à tomada de preços, realizada pela Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio (Emop), na quarta-feira.
Ainda sem previsão para a restauração, o espaço que abriga o casarão e a Capela de Santanna seguem em estado de abandono. Por meio da assessoria de imprensa, a Emop informou que "a licitação foi deserta. Embora quatro empresas tenham comprado o edital, nenhuma delas compareceu para apresentar proposta. Portanto, será remarcada uma nova data para a licitação".
Para os grupos de mobilização envolvidos na conservação e restauro da Fazenda Colubandê, a luta continua.
"Agora temos que aguardar um posicionamento do órgão responsável, mas enquanto isso a luta continua. Neste sábado, a partir das 10h, faremos uma reunião com todos envolvidos na ocupação cultural da Fazenda. Estamos cuidando, fazendo limpezas periodicamente. Parece que o governo do Estado tem se tornado mais sensível atualmente com toda essa movimentação da sociedade e esperamos que isso continue e surta mais efeitos", contou o professor e historiador Claudio Prado de Mello, do Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica do Rio de Janeiro (Ipharj).
Abandonada desde 2012, quando o Comando de Policiamento Ambiental (CPAM) parou de funcionar no local, a Fazenda Colubandê, que já sofreu ações de criminosos e falta de manutenção, segue agora com atenção de grupos de mobilização, entre eles o SOS Fazenda Colubandê e o SOS Patrimônio. Atualmente, o espaço está sob responsabilidade do Governo do Estado.
25/05/2017
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...