Licitação para obras é adiada, e Fazenda Colubandê segue sem previsão de restauração


Quem torcia por boas notícias sobre o processo de restauração da histórica Fazenda Colubandê, em São Gonçalo, vai precisar esperar mais, já que as quatro empresas interessadas em reformar o patrimônio não compareceram à tomada de preços, realizada pela Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio (Emop), na quarta-feira.

Ainda sem previsão para a restauração, o espaço que abriga o casarão e a Capela de Santanna seguem em estado de abandono. Por meio da assessoria de imprensa, a Emop informou que "a licitação foi deserta. Embora quatro empresas tenham comprado o edital, nenhuma delas compareceu para apresentar proposta. Portanto, será remarcada uma nova data para a licitação".

Para os grupos de mobilização envolvidos na conservação e restauro da Fazenda Colubandê, a luta continua.

"Agora temos que aguardar um posicionamento do órgão responsável, mas enquanto isso a luta continua. Neste sábado, a partir das 10h, faremos uma reunião com todos envolvidos na ocupação cultural da Fazenda. Estamos cuidando, fazendo limpezas periodicamente. Parece que o governo do Estado tem se tornado mais sensível atualmente com toda essa movimentação da sociedade e esperamos que isso continue e surta mais efeitos", contou o professor e historiador Claudio Prado de Mello, do Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica do Rio de Janeiro (Ipharj).

Abandonada desde 2012, quando o Comando de Policiamento Ambiental (CPAM) parou de funcionar no local, a Fazenda Colubandê, que já sofreu ações de criminosos e falta de manutenção, segue agora com atenção de grupos de mobilização, entre eles o SOS Fazenda Colubandê e o SOS Patrimônio. Atualmente, o espaço está sob responsabilidade do Governo do Estado.


25/05/2017

Fonte: O São Gonçalo

 

Avisos Licitações

01/09/2026

Aberta licitação de R$ 1,19 milhão para pavimentação de estrada de Fazenda Souza

A Prefeitura de Caxias do Sul publicou no Diário O...

01/09/2026

Licitação é lançada para construção de 9 escolas com piscina e quadra em seis cidades de MT

Nove novas escolas estaduais, todas com 24 salas d...

31/08/2026

Sinfra abre licitação de R$ 94,3 milhões para construção de pontes em Mato Grosso

O Governo de Mato Grosso publicou edital de licita...

31/08/2026

Prefeitura de Sobradinho abre licitação para construção de praça no povoado de Lagoa Grande

A prefeitura de Sobradinho (BA) publicou, no Diári...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita