Coronel Freitas (SC), - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje que até 1º de setembro vai licitar obras para a transposição do Rio São Francisco, para combater a seca no Nordeste. Em discurso na cidade catarinense Coronel Freitas, um dos municípios atingidos pela seca no Sul do País, Lula disse que a transposição do São Francisco é uma obra que D.Pedro já havia pensado, em 1846, e que não conseguiu fazer.
Ele criticou as elites políticas no Brasil por não terem agido de forma eficiente nos últimos anos, para atender a agricultura familiar. "É preciso criar alternativas", afirmou. "A agricultura, além de investimentos e tecnologia depende também das intempéries", disse o presidente, enfatizando a necessidade de se diversificar a produção, porque nenhuma cidade pode pensar em seu desenvolvimento regional dependendo apenas de uma atividade econômica.
Para uma platéia de aproximadamente 2 mil pequenos agricultores, o presidente disse que o modelo de reforma agrária não pode ser medido pela quantidade de assentamentos, mas pela qualidade e condições de vida dessas famílias. Ele citou os benefícios concedidos no Pronaf, como o financiamento à mulher agricultora e ao jovem. "Precisamos pensar em políticas estruturantes para não estarmos sempre vítimas da seca ou enchente", defendeu.
16/03/2005
14/05/2025
Transpetro adia para junho licitação estratégica para o Estaleiro Rio Grande
Após pedidos de empresas interessadas, a Transpetr...14/05/2025
Governo da Bahia abre licitação para substituir flutuante do atracadouro da Feira de São Joaquim
A Secretaria de Turismo da Bahia lançou um aviso d...13/05/2025
Incra autoriza licitação de obras em estradas de assentamentos de São Gabriel e Pontão
O Incra/RS aprovou projetos básicos de convênios p...13/05/2025
Cascavel lança licitação no valor de R$ 80 mil para implantação de estúdio de Pilates
A Prefeitura de Cascavel divulgou no Diário Oficia...