Orçado em R$ 420 milhões e com previsão para funcionar a partir de 2014, o novo aeroporto de Florianópolis deve entrar em processo de licitação em fevereiro. O projeto foi apresentado ao governador Raimundo Colombo na quarta-feira durante visita a Brasília.
O aeroporto será construído em uma área próxima ao Aeroporto Hercílio Luz e terá capacidade para receber até 12 aviões simultaneamente. A proposta também prevê estacionamento para 1,8 mil veículos e cinco pontes de acesso às aeronaves.
Segundo o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Infraero, Jaime Parreira, o projeto inicial de 2005 está sendo reavaliado. A execução foi dividida em duas fases — uma de infraestrutura e outra de terminal.
— Estamos em fase final de orçamento e começaremos em fevereiro o processo de licitação da primeira fase, que inclui pátio, taxiway (pista de manobra) e estacionamento — prometeu Parreira.
A Infraero prevê para julho a conclusão do projeto executivo e da licitação. Se tudo der certo, no segundo semestre deste ano, inicia-se a obra da fase de infraestrutura, que deve durar um ano. Após a conclusão desta, logo em seguida começa a fase 2, que envolve o terminal de passageiros. A estimativa é que o novo aeroporto esteja em operação em 2014.
A Infraero solicitou ao governador Raimundo Colombo o empenho para a duplicação da avenida Diomício de Freitas, via de acesso ao Aeroporto Hercílio, e para a aquisição do terreno da Universidade Federal de Santa Catarina, no qual será instalado o novo terminal. O processo de aquisição passará por apreciação da Assembleia Legislativa.
— Vamos trabalhar para solucionar com agilidade o que nos cabe. O projeto do novo terminal é excelente e compatível ao potencial de Santa Catarina — ressaltou o governador.
27/01/2011
05/03/2026
Prefeitura lança licitação para construção de Estações Elevatórias de Macrodrenagem na Margem..
A Prefeitura de Tubarão vai ampliar a proteção con...05/03/2026
CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro
Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...03/03/2026
Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'
A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...04/03/2026
Prefeitura lança edital de licitação para construção do Hospital Municipal na próxima semana
A Prefeitura de Feira de Santana vai publicar, na ...