Licitação para nova cadeia responde pleito de deputado


Várzea Grande - O município de Rondonópolis (220 Km de Cuiabá) vai receber uma nova cadeia pública. O processo licitatório 275342/2008 do Governo do Estado, atende a um pleito do deputado Sebastião Rezende (PR) que em 2006 ao visitar a cadeia atual daquele município detectou que as condições eram precárias. “Ao visitar a cadeia nos deparamos com uma situação deplorável, a fossa séptica com sumidouro com infiltrações, estrutura física depredada e instalações elétricas comprometidas”, lembra Rezende.
Ainda de acordo com Rezende, a visita foi articulada para responder aos anseios da população, servidores da polícia civil, parentes de presos e grupos de defesa dos direitos humanos.
“Atendemos a população, fizemos a visita, propomos a construção de uma nova unidade para Rondonópolis e agora nosso pleito foi atendido. O Governo já abriu licitação e vai construir uma nova cadeia”, simplificou Rezende.
Entre as principais mudanças que a nova unidade vai proporcionar é o respeito aos direitos humanos. “Os presos e aqueles que aguardam julgamento terão um tratamento mais humanizado, num local mais apropriado”, disse o parlamentar citando a estrutura que a nova unidade prisional terá. Serão construídos 4 blocos, com 12 salas cada, capacidade para 228 detentos, 12 solários, 2 pátios para banho de sol, 4 salas destinas a questão laboral e educacional, 4 celas para encontros íntimos, 2 parlatórios, salas administrativas e muralha com torre de observação.
Outro fator positivo é a tranqüilidade. A atual cadeia está localizada na região central da cidade, no bairro Sagrada Família, próximo aos bairros Cidade de Deus, Parque São Jorge, Jardim Atlântica, e outros. “A população dessa região ficará mais tranqüila uma vez que a nova cadeia será construída em uma região mais distante”, disse.
Rezende citou ainda que a localização seja boa porque fica ao lado o atual presídio Eldo de Sá (Mata Grande), centralizando o serviço de guarda externa, o que deve resultar em maior eficiência. “Acho que facilitará a guarda oferecendo maior segurança a familiares que visitam e profissionais que trabalham nessas duas unidades”.
O parlamentar ressaltou que a questão da segurança demanda ainda maiores ações. Para ele, na realidade os municípios crescem e crescem os problemas. A segurança não é só questão de polícia nas ruas, e sim um contexto de bairros iluminados, regiões habitadas para que as pessoas não tenham que atravessar lugares ermos, e conscientização do cidadão. “Rondonópolis tem essas características de lugares ermos que acabam sendo atrativos para crimes o que demanda a conscientização da população”, alerta.
Outro aspecto citado por ele é a necessidade de que a população não permanecer em recintos como bares e outros onde as pessoas bebem e muitas vezes se envolvem em brigas.


21/08/2008

Fonte: Jornal o Documento

 

Avisos Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita