As linhas que fazem o transporte dos moradores da Região Metropolitana (RMS) até a capital, serão totalmente licitadas, regulamentadas e integradas ao Metrô, até dezembro. É o que o Governo do Estado garantiu durante reunião na sede do Ministério Público da Bahia, no Centro Administrativo, nesta terça-feira (10).
Segundo Eduardo Pessoa, diretor da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, transportes e Comunicações (Agerba), órgão que regulamenta o transporte metropolitano por ônibus, com a licitação a fiscalização será mais efetiva. Para ampliar a fiscalização atual, 60 novos servidores devem assumir suas funções a partir do dia 18. “Estamos adquirindo um sistema novo, que faremos a fiscalização através de GPS, identificando os veículos com atraso ou com algum problema”, disse Pessoa.
A reunião, que também discutiu a situação dos rodoviários que trabalham no sistema metropolitano, foi fundamental para que esclarecimentos fossem feitos. “O estudo que está sendo realizado sobre o valor da tarifa, a readequação do trajeto e a concessão das novas linhas metropolitanas minimizam a possibilidade de eventuais desempregos”, ressaltou o secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster.
A reunião também contou com a presença de representantes dos municípios da RMS e de Salvador, de sindicatos de empresas de ônibus e dos rodoviários. O encontro foi mediado pelos procuradores do Ministério Público da Bahia, Rita Tourinho, Adriano Assis e Cristina Seixas.
Integração
Desde 1º de outubro, já está vigente a integração plena entre ônibus metropolitano, metrô e ônibus urbano. O terminal Mussurunga passa a ser a parada final os ônibus metropolitanos que entram em Salvador pela Av. Paralela e o terminal de Pirajá, para as linhas que acessam a capital pela BR 324. Com isso, os passageiros podem seguir viagem usando o metrô e ônibus urbano, pagando apenas uma passagem.
11/10/2017
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...