Licitação para exploração é encaminhada para votação


SÃO PAULO - A Resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que definiu o número de blocos que farão parte da 9ª Rodada de Licitações de áreas para exploração e produção de petróleo já foi encaminhada ao Planalto.
Agora, a confirmação da rodada, que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) prevê realizar em novembro próximo, só depende da assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A informação foi dada nesta semana no Rio de Janeiro pelo ministro interino de Minas e energia, Nelson Hubner. Ele confirmou para novembro a realização da rodada.
'O CNPE já preparou toda documentação, que já foi encaminhada ao presidente da República. Agora o presidente terá que referendar todas as decisões do conselho. Só falta este última ato, para que a data da rodada seja definida e o leilão realizado'.
Hubner participou no Rio da solenidade simbólica de abastecimento da frota de ônibus que transporta os participantes dos Jogos Pan-Americanos. Os veículos usam como combustível óleo diesel misturado com biodiesel. Ele já havia antecipado, também nesta capital, que a 9a Rodada de Licitações deve leiloar cerca de 300 blocos exploratórios.
Segundo o ministro, a rodada estará voltada para a manutenção da auto-suficiência na produção de petróleo e não para a descoberta de gás natural, embora também busque reduzir a dependência do produto importado.
Os blocos estão localizados nas bacias de Campos (que volta aos leilões depois de ausente na 8a Rodada), Santos, Espírito Santo, Potiguar, Pernambuco-Paraíba, Pará-Maranhão, Parnaíba e Recôncavo.
Para evitar o que aconteceu na 8ª Rodada, suspensa por liminares antes do encerramento da primeira fase da licitação, o governo decidiu retirar do edital a regra que limitava o número de áreas vencedoras por empresas.
'Recursos como os que suspenderam a 8ª Rodada fazem parte da vida. Como isso foi questionado na Justiça, e até hoje não houve definição, retiramos esta limitação, que acabou por levar ao cancelamento do leilão. Desta vez nós esperamos que não haja novos questionamentos, uma vez que o edital será basicamente igual aos das rodadas anteriores', disse Hubner.


15/07/2007

Fonte: JB OnLine

 

Avisos Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/01/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita