Licitação para exploração de petróleo contempla Pitanga


A região de Pitanga volta a ser incluída no cronograma do governo federal para exploração de petróleo. É que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) abriu licitação para exploração de cinco campos no Paraná, entre os municípios de Pitanga e Guarapuava. Em Pitanga, o poço de gás natural Barra Bonita é o único em terra que já está sob o domínio de exploração da Petrobrás.
O anúncio sobre a inclusão do município na licitação da ANP foi acompanhado pessoalmente pelo prefeito Alexandre Carlos Buchmann, o “Tico”, que na semana passada participou de uma audiência pública no Rio de Janeiro. “Foram apresentados oito blocos para exploração em áreas terrestres nessa décima rodada de licitação de petróleo e gás”, explicou o prefeito.
Segundo ele, a apresentação das ofertas das empresas interessadas na exploração será em dezembro e a assinatura dos contratos de concessão está prevista para abril de 2009. “Como o poço da Barra Bonita já é da Petrobrás serão licitadas exploração de áreas próximas”, acrescentou o prefeito. “Tico” disse ainda que aproveitou a reunião para conversar com vários grupos de empresários e com técnicos da ANP sobre o potencial da região. “Além do gás natural, temos também argila para a indústria de cerâmica”, enfatizou.
De acordo com a ANP, com a exploração dos campos licitados, o Paraná pode repetir a trajetória do país na descoberta de novas reservas, como a camada pré-sal, descoberta no ano passado.
Cobrança – Representantes políticos da região de Pitanga têm cobrado com insistência investimentos da Petrobrás para exploração do gás. O deputado estadual Cleiton Kielse (PMDB), por exemplo, disse recentemente que a empresa está "enrolando" a região central do Paraná, que já comprovou ter viabilidade para exploração econômica.
"O gás é dos paranaenses e nós merecemos respeito", cobrou o parlamentar, para quem a extração traria sustentabilidade ao Paraná e à região sul do país. Kielse chegou a propor uma ação judicial para pedir a desapropriação do poço, caso a Petrobrás insistisse em mantê-lo inativo. A idéia seria repassar a exploração para um consórcio regional coordenado pela própria Prefeitura.
“A exploração na região pode ser a válvula de defesa da Região Sul do Brasil, evitando problemas no abastecimento internacional e transformando a infra-estrutura da indústria na região”, acrescentou o parlamentar.


23/10/2008

Fonte: Tribuna do Interior

 

Curso Licitações

22/03/2025

Cascavel abre licitação de mais de R$ 600 mil para auxílio natalidade e itens pessoais

O Município de Cascavel anunciou no Diário Oficial...

22/03/2025

Cascavel lança licitação de R$ 1,6 milhão para alimentar animais do zoológico municipal

O município de Cascavel anunciou no Diário Oficial...

21/03/2025

Após 5 anos, Governo retoma licitação para construção de passarela no Guaicurus

Depois de cinco anos, o Governo do Estado irá reto...

21/03/2025

Governo lança licitação para retomar obras da unidade 2 do Complexo de Araçoiaba; local..

O Governo de Pernambuco lançou, nesta sexta-feira ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita