O processo licitatório que visa definir e contratar uma empresa que ficará responsável pela construção da nova barragem de contenção para prevenir alagamentos principalmente na região central de Concórdia terminou na última terça-feira, dia 18, e, no entanto, deu deserta. O certame havia sido publicado ainda no dia 2 de abril.
De acordo com a administração municipal, isso significa que não houve interessadas. Agora, conforme o secretário de planejamento de Concórdia. Elton Polina, há dois caminhos. Um é lançar uma nova licitação e outro, uma contratação direta. Mas isso somente deverá ser definido no próximo mês, pois é quando sai a resposta do projeto que foi cadastro no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Segundo Polina, havendo a resposta positiva do governo federal no dia 10 de junho, a administração deverá publicar novamente a licitação. Do contrário, a prefeitura deverá definir que caminho seguir.
O investimento previsto é de R$ 7 milhões. O objetivo é ampliar e modernizar o mecanismo de contenção das águas na bacia do Rio dos Queimados auxiliando na contenção dos alagamentos que ocorrem na área central da cidade, quando uma grande precipitação de chuva cai em curto intervalo de tempo.
O projeto prevê uma nova barragem em estrutura de gabião com revestimento em concreto, com 14 metros de altura e capacidade de armazenamento de 124 mil metros cúbicos de água. O sistema de operação será automatizado. A barragem trará mais segurança à população e minimizará os prejuízos causados pelas enchentes.
A obra é recomendada também pela EPAGRI, que desde 2017 tem uma parceria com a Administração Municipal, monitorando a bacia do Rio dos Queimados e na elaboração de estudos que indicaram uma nova barragem. Atualmente, o município já tem uma barragem, localizada no bairro Parque de Exposições. A nova contenção será construída na parte superior da barragem já existente, próximo à Fall Bier.
21/06/2024
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...