Licitação para concessão de Aeroporto em Campos entra na mira no Ministério Público Federal


O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao município de Campos dos Goytacazes a anulação imediata da licitação que concede, à iniciativa privada, a implantação, operação e manutenção da estação prestadora de serviços de telecomunicações e tráfego aéreo do Aeroporto Bartolomeu de Lisandro, na cidade.

A recomendação foi expressa ao Prefeito de Campos de Goytacazes, Rafael Diniz (PPS), ao procurador-geral do município, José Paes Neto, e ao presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Carlos Vinícius Viana Vieira, responsáveis pelo processo licitatório.

Aberta em novembro de 2018, com autorização do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, a licitação publicada nos atos oficiais do município, previa que o processo fosse concluído ainda em 21 de dezembro do ano passado, o que acabou não acontecendo.

O MPF considera que a implantação, operação e manutenção da estação prestadora de serviços de telecomunicações e tráfego aéreo do aeroporto constitui serviço público federal, não delegado ao município no convênio, e que, portanto, não cabe ao município concedê-lo.

Também foi recomendado pelo MPF que se exclua de futuras licitações a concessão de operações de tráfego aéreo no aeroporto, além de estipular ao município prazo de 10 dias para responder a recomendação.

“Caso as autoridades administrativas da cidade, cientificadas agora da ilegalidade do processo, se omitam ou deixem de atuar para anular a licitação, cometerão ato de improbidade administrativa. Nesse caso, o MPF poderá tomar as medidas judiciais cabíveis”, justificou o MPF.


05/02/2019

Fonte: Clique Diário

 

Curso Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita