Produtores de Mato Grosso do Sul terão em breve a oportunidade de trabalhar com renda extra. A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) lançará nos próximos dias a licitação para comprar mudas de erva mate em dez municípios localizados na região de fronteira com o Paraguai.
O processo deve marcar a retomada do plantio do produto, projeto proposto pelo senador Waldemir Moka (MDB) em 2011. Na última sexta-feira (2) ocorreu uma reunião entre a equipe do parlamentar com técnicos da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste), Agraer, Ministério da Agricultura, representantes dos municípios envolvidos e produtores locais. No encontro foi debatido o início do projeto.
De acordo com Moka, o objetivo da proposta é auxiliar os produtores, para que tenham renda extra com o cultivo da folha. O ganho por hectare plantada pode chegar a R$ 10 mil. “A expectativa é a de que, com a união de todos os envolvidos, Mato Grosso do Sul volte a ser autossuficiente e passe da condição de importador do produtor para exportador”, explica o economista Nelson Vieira Fraga, que integra a equipe do parlamentar.
O Programa de Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Erva Mate na Sul Fronteira vai atender inicialmente 210 produtores.
“Em se tratando do meio ambiente, por ser uma árvora, passa a ser excelente instrumento de recomposição da área de Reserva Legal”, diz o senador Moka.
06/03/2018
16/10/2026
Prefeitura abre licitação para recapeamento da Avenida Europa
A Prefeitura de Campo Grande abriu licitação para ...16/10/2026
Aberta licitação para reforma e ampliação do Terminal Central de Araucária
A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Am...16/10/2026
Prefeitura de Diamante lança licitação de R$ 2,3 milhões para manutenção de veículos;..
A Prefeitura de Diamante lançou um licitação de R...14/10/2026
Como encontrar licitações em portais e fontes de todo o Brasil
O PNCP, o Compras.gov.br, a BNC e a BLL são import...