Licitação para as obras de revitalização do Barro Preto deve ser publicada até o fim do ano


Anunciada em 2012, a revitalização do Barro Preto deve ganhar novo capítulo até o fim deste ano. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a licitação para as intervenções está prevista para ser publicada nos próximos três meses. Em maio, foi anunciado que as obras começariam em setembro.

Conforme nota do Executivo municipal, o projeto já foi aprovado pela comunidade e “objetiva resgatar a vocação da região como referência da moda no país”. A proposta inicial era realizar intervenções em 20 trechos ao longo da avenida Augusto de Lima e da rua Mato Grosso. A previsão inicial era a de que as obras durassem um ano.

R$ 13 milhões é o valor aproximado dos recursos que o governo federal e a Prefeitura de BH vão destinar para a requalificação do Barro Preto

Contudo, o plano mais atual contempla quatro quarteirões que serão readequados de acordo com as necessidades do comércio local, segundo informações da Regional Centro-Sul divulgadas em maio. As intervenções devem ser finalizadas até seis meses após o início.

Pedestres
Uma das principais melhorias previstas diz respeito ao acesso para pedestres, com o alargamento de calçadas. De acordo com a prefeitura, as intervenções não vão prejudicar o trânsito de veículos. A expectativa é a de que as benfeitorias atraiam mais consumidores e visitantes para o Barro Preto.

O projeto para valorizar a imagem da região prevê melhorias na acessibilidade e na iluminação das vias

Intervenções viárias, de acordo com o projeto urbanístico, serão realizadas apenas na rua Mato Grosso, que passará a ser uma via de acesso local. As alterações já teriam sido avaliadas pela BHTrans. Já na avenida Augusto de Lima, a proposta mantém as vagas de estacionamento, recupera o canteiro central e cria locais de travessia de pedestres e tratamento de calçadas.

A prefeitura ressalta, ainda, que estão previstas obras como nova pavimentação, drenagem, instalação de mobiliário e arborização em trechos da rua Mato Grosso e da avenida Augusto de Lima.


24/09/2016

Fonte: Hoje em Dia

 

Avisos Licitações

05/03/2026

Prefeitura abre licitação para obra em galeria no Jardim Imperial

A Prefeitura de São José dos Campos abriu a

05/03/2026

CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro

Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...

03/03/2026

Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'

A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita