Em entrevista na manhã desta sexta-feira (25), o prefeito de Guarujá, Válter Suman, afirmou que o edital que definirá a empresa para administrar o futuro aeroporto metropolitano será lançado entre 90 e 100 dias. E, segundo o secretário nacional de Aviação Civil, Dario Rais Lopes, que também participou da coletiva, o empreendimento pode começar a funcionar em um ano e meio.
Lopes reforçou que Guarujá tem um grande potencial para voos comerciais, mas reiterou que há adequações necessárias e melhorias em equipamentos do aeroporto, afirmando que o prazo de um ano e meio é razoável para o início das operações.
Já o prefeito Válter Suman disse que, além do aeroporto, há dois outros projetos que ajudarão a alavancar o turismo na região: a criação de um centro de convenções em Guarujá, cujo estudo já está em andamento, e a ligação seca com Santos.
Após a coletiva, Lopes participou de uma visita à Base Aérea, juntamente com a comitiva formada pela Prefeitura de Guarujá.
A licitação para escolher o consórcio que administrará o aeroporto foi cancelada no início de julho pela Prefeitura, porque o único grupo interessado no processo, o consórcio Guarujá Airport, foi desclassificado do certame.
Em reportagem publicada por A Tribuna, em 30 de julho, Lopes cobrou agilidade da Prefeitura de Guarujá e chegou a dizer que, superadas as pendências, os primeiros passageiros poderiam desembarcar no aeroporto a partir de 2019. Na ocasião, o secretário reiterou que o empreendimento seguia como prioritário para o Governo Federal.
Duas décadas
O projeto que prevê a transformação da Base Aérea de Santos, que fica em Vicente de Carvalho, em um aeroporto metropolitano, é debatido há pelo menos duas décadas. O plano prevê a construção do terminal de passageiros e pátio de aeronaves. Apenas na fase de obras, ao menos seis mil empregos diretos e indiretos devem ser criados.
O aeroporto terá capacidade para voos comerciais de pequeno e médio porte, aviação executiva e de carga. A pista existente vai passar por uma requalificação geral incluindo a ampliação em 300 metros da sua cabeceira.
25/08/2017
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...