A quarta e maior licitação no setor de petróleo em áreas exploratórias do pré-sal deve acontecer em novembro. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, em Broadcast do Grupo Estado, a antecipação do megaleilão, agendado anteriormente para 2018, tem o objetivo de atrair investidores internacionais para a disputa – como a ExxonMobil – que estão interessados no pré-sal.
Segundo o ministro, as novas medidas adotadas pelo governo, entre elas a alteração nas exigências de conteúdo local, buscam aumentar a competitividade do país e conquistar grandes empresas. A licitação pode elevar arrecadação da União com bônus do setor, que inicialmente está previsto para R$ 4,5 bilhões.
Ainda sem definição, as áreas ofertadas no leilão devem ser apresentadas em fevereiro pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). O leilão de novembro deve ser aprovado no mês de março, durante reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
Além desta licitação, estão previstos para este ano de 2017 novos leilões. De acordo com o calendário, em maio será para áreas exploratórias em terra (onshore); em junho, as áreas no entorno de quatro blocos já em operação no pré-sal (Carcará, Sapinhoá, Tartaruga Verde e Gato do Mato, todas na Bacia de Santos) e em setembro acontecerá a 14º rodada de blocos marítimos no pós-sal.
31/01/2017
04/12/2025
Licitação para construir Terminal Santa Luzia é publicada nesta quarta-feira
A publicação do edital de licitação para a constru...04/12/2025
Ministério da Gestão regulamenta licitação por diálogo competitivo e amplia ferramentas que..
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços P...04/12/2025
Obra – Semae abre licitação para nova adutora nas regiões do Dois Córregos e Cecap
O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Pi...04/12/2025
Prefeitura de Feira abre licitação para requalificar Praça do Sapateiro no início de 2026
A requalificação da Praça do Sapateiro, no estacio...