A quarta e maior licitação no setor de petróleo em áreas exploratórias do pré-sal deve acontecer em novembro. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, em Broadcast do Grupo Estado, a antecipação do megaleilão, agendado anteriormente para 2018, tem o objetivo de atrair investidores internacionais para a disputa – como a ExxonMobil – que estão interessados no pré-sal.
Segundo o ministro, as novas medidas adotadas pelo governo, entre elas a alteração nas exigências de conteúdo local, buscam aumentar a competitividade do país e conquistar grandes empresas. A licitação pode elevar arrecadação da União com bônus do setor, que inicialmente está previsto para R$ 4,5 bilhões.
Ainda sem definição, as áreas ofertadas no leilão devem ser apresentadas em fevereiro pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). O leilão de novembro deve ser aprovado no mês de março, durante reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
Além desta licitação, estão previstos para este ano de 2017 novos leilões. De acordo com o calendário, em maio será para áreas exploratórias em terra (onshore); em junho, as áreas no entorno de quatro blocos já em operação no pré-sal (Carcará, Sapinhoá, Tartaruga Verde e Gato do Mato, todas na Bacia de Santos) e em setembro acontecerá a 14º rodada de blocos marítimos no pós-sal.
31/01/2017
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...