Licitação não deverá incluir radares móveis


Em cerca de três meses Fortaleza poderá ter de volta nas ruas os equipamentos de fiscalização eletrônica. Esse é o tempo estimado para a conclusão do processo de licitação para ser contratada empresa para executar o serviço. O edital da concorrência deverá ser encaminhado na próxima semana à Comissão das Licitações do Município para ser publicado. É o que informa o presidente da AMC, Ademar Gondim.
''Após dois meses de consulta pública, analisamos as sugestões. A alteração mais significativa à minuta do edital foi a exclusão dos radares móveis (seis). A decisão sobre como radares móveis serão usados pela AMC ficará para uma etapa posterior'', diz Gondim. O presidente da AMC afirma que, enquanto se adia o uso dos radares móveis, a autarquia já levanta dados sobre locais e número de acidentes para definir os pontos de instalação dos equipamentos fixos. ''A população também será consultada para sugerir. Cruzando os dados definiremos os locais''.
Serão instalados 170 ''fotossensores'', equipamentos montados próximo a semáforos, que além de registrarem avanço de sinal vermelho e parada sobre faixa de pedestres, passarão a flagrar conversão e retorno proibidos e excesso de velocidade. Das 63 lombadas eletrônicas a serem instaladas, três terão mostradores externos da velocidade. Os equipamentos de fiscalização semafórica e de velocidade deverão ter sensibilidade para detectar também veículos leves, como motos. Há ainda opção de compra pela prefeitura, após três anos. Os dois contratos, com vigência de quatro anos, têm somado valor máximo de cerca de R$ 75 milhões.
Gondim destaca que o valor arrecadado com as multas vai para ações de educação, sinalização e engenharia de trânsito. ''A administração municipal não está preocupada com a perda de arrecadação pela ausência de fiscalização eletrônica. A multa é apenas conseqüência da infração, que nós queremos diminuir. E só se conta mesmo com o dinheiro das multas no próximo ano, porque muitos só pagam no licenciamento do veículo''.


16/07/2005

Fonte: O Povo

 

Curso Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

19/04/2024

Orçada em R$ 3 milhões: Paço marca licitação para obra de alargamento da Av. dos Estudantes

A prefeitura marcou, para o próximo dia 30, a lici...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita