Licitação garantirá ampliação do sistema de iluminação de LED; veja bairros contemplados


Nos últimos quatro anos a iluminação pública em Cascavel passou por um processo de modernização com a substituição das luminárias tradicionais que deram espaço para as lâmpadas de LED. Em Cascavel, existem cerca de 40 mil pontos de iluminação pública e aproximadamente 12 mil já contam com o sistema LED, que possui melhor melhor luminosidade e o custo é bem inferior.

A modernização do pátio de iluminação pública terá sequência com a licitação iniciada na tarde desta terça-feira (20) para a escolha luminárias com tecnologia de LED e materiais elétricos. O valor global da licitação, na modalidade Concorrência (06/21), é de R$ 16,2 milhões.

A modernização da iluminação pública será feita com 100% de recursos municipais oriundos da Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (Cosip) e recursos livres. A empresa vencedora terá sete meses para instalar 10.195 luminárias. Após a conclusão deste novo projeto, serão 50% de vias com iluminação em LED.

“As lâmpadas trocadas sofrerão logística reversa com destinação correta das mesmas pela empresa vencedora da licitação. A iluminação em LED oferece muitas vantagens em relação a iluminação existente como durabilidade, economia, ampla garantia, como consequência menor quantidade de pontos escuros e reclamações pela população”, disse o secretário de Obras Públicas, Sandro Rancy.

Segundo Sandro, a economia pode chegar a aproximadamente 50% em algumas vias, mas depende das potências existentes comparadas com as potências das lâmpadas LED. “Além de modernizar e dar sequência a um projeto de padronização da iluminação pública, as lâmpadas de LED possuem vida útil mais longa que as convencionais e reduzem o custo de consumo e manutenção”.

A modernização da iluminação pública em Cascavel vem sendo discutida desde 2017 e as lâmpadas que já foram trocadas proporcionam economia mensal de mais de R$ 100 mil aos cofre públicos.

Bairros contemplados:
Guarujá, XIV de Novembro, Santa Felicidade, Universitário, Cascavel Velho, Cataratas, Periolo, Brasília, Morumbi, Floresta, Interlagos, Brazmadeira, Vista Linda, Pacaembú, São Cristóvão, Região do Lago, Country, Centro, Alto Alegre, Parque Verde, Coqueiral, Recanto Tropical, Cancelli, Canadá, FAG, Santa Cruz, Esmeralda, Santos Dumont, Pioneiros Catarinense, Neva, Parque São Paulo e Maria Luiza.


20/07/2021

Fonte: CGN Cascavel

 

Curso Licitações

04/12/2025

Obra – Semae abre licitação para nova adutora nas regiões do Dois Córregos e Cecap

O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Pi...

04/12/2025

Prefeitura de Feira abre licitação para requalificar Praça do Sapateiro no início de 2026

A requalificação da Praça do Sapateiro, no estacio...

04/12/2025

Prefeitura remarca para fevereiro abertura de licitação para obras no Bairro Élisson Prieto

A Prefeitura de Uberlândia marcou para o dia 2 de ...

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita