Licitação é reinício da construção de naval, diz Lula


Ao participar, hoje, do lançamento de licitação da Transpetro para a construção de 26 petroleiros, de um total de 42, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mencionou sua campanha eleitoral em 2002, quando "ninguém no País acreditava ser possível reformar ou construir uma plataforma de produção de petróleo no Brasil".
"Eu tive que discutir com toda a diretoria da Petrobras na época para dizer que isso era possível. Mas agora a razão venceu a mentira, e o País já constrói plataformas, aumentou seu conteúdo nacional e vai retomar a construção de navios", comentou.
Ele afirmou em seu discurso que a indústria naval brasileira em 1986 (quando foi encomendado o último navio de grande porte no País) respondia por 22% do comércio exterior do Brasil. Hoje este volume é de apenas 4%. Lula disse ainda que além das dificuldades técnicas houve também uma série de dificuldades financeiras. "Havia dinheiro no Fundo de Marinha Mercante, mas uma série de entraves criados nos governos anteriores impediam que este dinheiro fosse liberado efetivamente. Em nosso governo resolvemos esta questão e liberamos US$ 1,3 bilhão para a construção de pequenas embarcações", disse o presidente.
Lula disse ainda que não é interesse do País ficar apenas em encomendas internas, mas também que sejam feitas parcerias internacionais para a construção de novas embarcações.


10/10/2005

Fonte: Último Segundo

 

Avisos Licitações

02/03/2024

Licitação para recolha de animais de grande porte fracassa

A licitação aberta pela Prefeitura de Bauru com a ...

02/03/2024

Presidência irá reformar Planalto, Alvorada, Granda do Torto e outros imóveis

A Presidência da República irá reformar os prédios...

01/03/2024

Prefeitura obtém orientação da CBB e abrirá nova licitação para trocar piso do Moringão

Após conseguir obter uma normativa técnica expedid...

29/02/2024

Em coletiva, prefeito anuncia nova licitação para av. Pedromiro José Fernandes

O prefeito Celso Pozzobom assinou na tarde desta q...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita