Rio de Janeiro - A Oitava Rodada de Licitações de Áreas para exploração e produção de petróleo e gás natural no país – que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) está realizando no Rio de Janeiro - é “fundamental” para garantir o abastecimento interno e reduzir a dependência do país ao produto importado da Bolívia.
A afirmação foi feita à Agência Brasil pelo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim. Segundo ele, o Brasil precisa aumentar sua produção interna para reduzir a vulnerabilidade no que diz respeito á importação de gás natural, principalmente da Bolívia.
“Por isto foram colocados nesta licitação blocos que têm maior potencial para a descoberta de gás natural, que de petróleo. Portanto, as nossas expectativas são de que com esta rodada o Brasil se possam descobrir novas áreas que venham a aumentar a nossa independência na área de gás natural”.
Na avaliação do presidente da EPE (empresa encarregada pelo governo federal de pensar e desenvolver estratégias de atendimento á demanda energética do Brasil) os crescimentos estimados para os próximos anos da demanda do gás natural são explosivos.
“Se projeta para os próximos anos cerca de 17% de crescimento do consumo de gás no país. São taxas explosivas. Chegamos hoje a uma situação em que o consumo é muito maior do que a capacidade de crescimento da oferta”.
28/11/2006
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...