Licitação é fundamental para reduzir dependência do país da importação de gás


Rio de Janeiro - A Oitava Rodada de Licitações de Áreas para exploração e produção de petróleo e gás natural no país – que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) está realizando no Rio de Janeiro - é “fundamental” para garantir o abastecimento interno e reduzir a dependência do país ao produto importado da Bolívia.
A afirmação foi feita à Agência Brasil pelo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim. Segundo ele, o Brasil precisa aumentar sua produção interna para reduzir a vulnerabilidade no que diz respeito á importação de gás natural, principalmente da Bolívia.
“Por isto foram colocados nesta licitação blocos que têm maior potencial para a descoberta de gás natural, que de petróleo. Portanto, as nossas expectativas são de que com esta rodada o Brasil se possam descobrir novas áreas que venham a aumentar a nossa independência na área de gás natural”.
Na avaliação do presidente da EPE (empresa encarregada pelo governo federal de pensar e desenvolver estratégias de atendimento á demanda energética do Brasil) os crescimentos estimados para os próximos anos da demanda do gás natural são explosivos.
“Se projeta para os próximos anos cerca de 17% de crescimento do consumo de gás no país. São taxas explosivas. Chegamos hoje a uma situação em que o consumo é muito maior do que a capacidade de crescimento da oferta”.


28/11/2006

Fonte: Agência Brasil

 

Avisos Licitações

25/04/2024

Autorizada a licitação para as obras do terminal de passageiros do Aeroporto de Guarujá (SP)

A Prefeitura de Guarujá informa que obteve autoriz...

25/04/2024

Prefeitura reabre a licitação da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública de SM

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretari...

24/04/2024

Sabesp lança licitação para construir em Ilhabela a 1ª usina de dessalinização de água de SP

A Sabesp lançou uma licitação para a construir a p...

24/04/2024

Licitação prevê a criação de linha de barcas entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão

Rio - A Prefeitura do Rio vai lançar, nesta quinta...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita